COMO OS LICENCIANDOS DE BIOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DO SUL DO PAÍS USAM SOFTWARES EDUCACIONAIS AUTORAIS

How the Undergraduate Biology at a Private University in Southern Brazil Use Copyright Educational Software

Autores: Thaína Saldanha dos Santos, João Bernardes da Rocha Filho, Regis Alexandre Lahm, Lori Viali.

Resumo

Os avanços tecnológicos nas tecnologias de informação suscitam numerosas transformações sociais. Enquanto os adultos tentam se adaptar a esse mundo digital, os estudantes já são considerados nativos, logo seus educadores necessitam acompanhá-los para que juntos possam fazer bom uso das ferramentas computacionais. Para isso, os cursos de licenciatura devem proporcionar espaços de prática e reflexão sobre o uso dessas tecnologias em favor da educação. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre a utilização de softwares autorais por parte de licenciandos de Biologia de uma universidade privada do Sul do Brasil. A pesquisa teve caráter qualitativo, do tipo estudo de caso, e adotou a Interpretação Essencial Sintética (IES) para tratamento dos dados. Os resultados indicaram que os licenciandos consideram importante o uso das ferramentas tecnológicas para o processo de ensino, no entanto, não se sentem capacitados para o uso dessas ferramentas. Dessa forma, os resultados da investigação sugerem que a informática aplicada à educação deve receber maior ênfase curricular, pelo menos no curso de licenciatura em biologia estudado.

Abstract

Technological advances in information technology raises numerous social transformations. While adults try to adapt to this digital world, students are already considered native, so their educators need to accompany them, so that together we can make good use of computational tools. For this, the degree courses should provide spaces for practice and reflections over the use of these technologies on education. In this sense, this paper presents the results of an investigation into the use of copyright software by undergraduate biology at a private university in southern Brazil. The research was qualitative, the case study type, and adopted the Essential Synthetic Interpretation (ESI) for data processing. The results indicates that undergraduate students consider important the use of technological tools for the teaching process, however, do not feel empowered to use these tools. Thus, the research suggest the need for information technology in education, which should have greater curricular emphasis on undergraduate on biology course studied.

Palavras-chave

Capacitação de professores. Softwares educacionais. Tecnologias na educação.

Keywords

Teacher training. Educational software. Technologies in education.

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