UM ESTUDO SOBRE O DNA NO ENSINO MÉDIO: HISTÓRIA DA CIÊNCIA E CTS

A study on DNA in high school: science history and STS [in portuguese: cts – movimento ciência, tecnologia e sociedade)

Autores: Aline Alves da Silva; Aline Viana; Lordes Aparecida Della Justina.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar as possibilidades e limites da inserção da abordagem histórica no ensino de biologia, mediante o acompanhamento sistemático do desenvolvimento de um módulo didático com o tema DNA, na perspectiva do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Os dados para a análise foram obtidos em diferentes momentos. Inicialmente isso ocorreu com discussões sobre o modelo da molécula de DNA pelo acesso a uma reportagem. Durante o desenvolvimento houve a análise mediante observação da participação dos alunos e, ao final, a avaliação das respostas presentes nos questionários. A análise qualitativa dos dados permitiu identificar por vezes reconstruções realizadas pelos sujeitos envolvidos, os quais passaram de ideias, muitas vezes, equivocadas em relação ao DNA para definições mais aproximadas do conhecimento científico aceito atualmente. Salientamos que a inserção da abordagem histórica contribuiu para uma maior compreensão das relações CTS, mesmo com algumas dificuldades apresentadas pelos alunos, e também devido ao conhecimento sobre o conceito de DNA ser processual e envolver outras disciplinas como a química, a bioquímica dentre outras.

Abstract

The present study had as goal to research about the possibilities and limits of the insertion of the historical approach in the teaching of Biology, by the systematic following of the development of a didactical module about the thematic of DNA under the light of the Science, Technology and Society movement (STS – [In Portuguese: Movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)]). Data for the research was collect along different moments of the project. First it was done through a discussion about the model of the DNA molecule by watching a report about it. Along the development of the class the analysis was done by observing of the participation of the students and, at the end, by the evaluation of the answers giving to a questioner they filled in. The qualitative analysis of the data allowed us to identify some reconstructions made by the participating subjects, who have gone through alternative ideas and definitions, often misled on which concerns the DNA and the deployment of scientific knowledge in technological production, to definitions that are closer to currently recognized scientific knowledge. We highlight that the deployment of the historical approach has contributed to a greater understanding of the STS relations, even with a few difficulties presented by the students, and also by the conceptual net in which the DNA is inserted and so involves other disciplines such as Chemistry, Biochemistry among others.

Palavras-chave

Ensino de Biologia; História da ciência; CTS; DNA.

Keywords

Biology Teaching; Science History; STS [In Potuguese: movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)]; DNA

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