OFICINAS TEMÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: (RE)CONSTRUINDO SIGNIFICADOS A PARTIR DAS FINALIDADES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Thematic workshops in Chemistry Teaching: (re)constructing meanings from the Scientific Literacy goals

Autores: Enio de Lorena Stanzani; Fabiele Cristiane Dias Broietti; Miriam Cristina Covre de Souza.

Resumo

Os licenciandos em Química da Universidade Estadual de Londrina (UEL) desenvolveram, durante uma disciplina do curso, oficinas temáticas destinadas a professores e estudantes da Educação Básica. Para tanto, foram trabalhados diferentes abordagens e recursos didáticos no decorrer da disciplina, a fim de compor um ambiente que possibilitasse a promoção da alfabetização científica (AC). A AC é um movimento que considera necessário todo indivíduo possuir um mínimo de conhecimento científico para exercer seus direitos na sociedade moderna. Assim, neste trabalho buscou-se evidenciar quais finalidades da alfabetização científica são priorizadas pelos licenciandos na elaboração e no desenvolvimento das oficinas temáticas. Dessa forma, consideraram-se quatro finalidades da AC: prática, cívica, cultural e profissional-econômica. Após análise das 25 oficinas elaboradas durante os anos de 2011-2014, percebeu-se que a finalidade cívica é a mais presente nas oficinas, seguida da prática, profissional-econômica e cultural, respectivamente.

Abstract

Undergraduate students in Chemistry at the State University of Londrina (UEL) developed during a course in the program, thematic workshops for teachers and high school students. For this, were worked different approaches and teaching resources in the course of discipline in order to compose an environment that would enable the promotion of scientific literacy (SL). The SL is a movement that considers every person must have a minimum of scientific knowledge to exercise their rights in modern society. In this work we tried to show wich goals of scientific literacy are prioritized by undergraduate students in the design and development of thematic workshops. That way were considered four goals of AC: practice, civic, cultural, professional-economic. After analysis of 25 workshops developed during the years 2011-2014, it was noted that civic goal is the more present in the workshops, followed by practice, professional-economic and cultural, respectively.

Palavras-chave

Alfabetização Científica; Licenciatura; Oficinas Temáticas; Química.

Keywords

Scientific literacy; Undergraduate; Thematic workshops; Chemistry.

Texto em PDF