Jury Simulation: Use of argumentation in discussions of social-scientific issues involving radioactivity
Autores: Augusto Stumpf; Luciano Denardin de Oliveira.
Este artigo trata de uma investigação acerca da utilização da estratégia de ensinagem do júri simulado como forma de se desenvolver, no âmbito da disciplina de física, atividades envolvendo a argumentação e que tratem de questões inerentemente polêmicas e controversas sobre assuntos cientificamente embasados, as chamadas questões sociocientíficas. Aqui abordamos a questão da utilização da radioatividade nos mais diversos setores da sociedade como na medicina e na arqueologia. Porém, demos maior enfoque à utilização de usinas nucleares como fontes de energia e discutimos os malefícios e benefícios trazidos ao ser humano e ao ambiente por esse fenômeno físico-nuclear.
This article deals with an investigation about the use of the teaching strategy jury simulation in order to develop, in physics classrooms, activities involving argumentation and inherently controversial and polemic issues about scientific questions, calls socio-scientific issues. Here we pointed the issue of the use of radioactivity in many sectors of society as in medicine and archeology. However, we gave greater focus to the use of nuclear power as energy sources and discuss the harms and benefits brought to man and the environment by this physical-nuclear phenomenon.
argumentação; questões sociocientíficas; júri simulado; ensino de Física.
Argumentation; social-scientific issues; jury simulation; physics teaching