ABORDAGEM DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS E FORMAÇÃO PARA O ENTENDIMENTO NO CONTEXTO DO ENSINO DE FÍSICA

Socioscientific issues approach and formation for understanding in the context of physics education

Autores: Adriana Bortoletto; Noemi Sutil; Washington Luiz Pacheco de Carvalho.

Resumo

Neste trabalho, discutem-se possibilidades de formação para o entendimento, com fundamentos na teoria da ação comunicativa de Jürgen Habermas, em abordagem de questões sociocientíficas, no ensino de Física. Essa proposta formativa demanda o desenvolvimento de competência linguística e comunicativa; envolve a proposição e a análise de argumentos. A pesquisa foi desenvolvida em colégio técnico público, localizado em cidade do interior do estado de São Paulo, com 10 alunos, com 14 e 15 anos de idade, de curso técnico de Eletrônica, durante a realização de um minicurso pautado na temática da Eficiência Energética. Os dados foram constituídos por meio de gravação em áudio e pelas atividades realizadas pelos alunos (produção de textos, resolução de situações problemas). Entre os resultados, destacam-se possibilidades de formação para o entendimento considerando: envolvimento e posicionamento em argumentação, com instauração de discurso teórico, prático e crítica terapêutica e a explicitação de pretensões de validade; articulação entre âmbitos objetivo, social e subjetivo; análise de perspectivas diferenciadas e proposição de alternativas a problemas de natureza sociocientífica.

Abstract

In this paper, we discuss formatives opportunities for understanding, with fundamentals in communicative action theory of Jürgen Habermas, in approach to socio-scientific issues in the physics teaching. This formative proposal requires the development of linguistic and communicative competence; It involves the proposition and the analysis of arguments. The research was developed in public technical school, located in the city in the São Paulo State, with 10 students, with 14 and 15 year-old technician Electronics course, during the performance of a short course founded on the theme of Energy Efficiency. The data were constituted by recording audio and the activities carried out by the students (text production, problem solving situations). Among the results are the following formative opportunities for understanding considering: involvement and positioning in argument with the establishment of theoretical discourse, practical and therapeutic criticism and the statement about the validity of claims; coordination between levels objective, social and subjective; analysis of different perspectives and propose alternative social-scientific nature of problems.

Palavras-chave

Ensino de Física, Ação Comunicativa, Questões Sociocientíficas.

Keywords

Physics Education, Action Communication, Sociocientific Issues.

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