O USO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

The use of investigative activities as strategy in teaching methodology of microbiology: an experience report to students of secondary education

Autores: Lídia Cabral Moreira; Girlene Santos de Souza.

Resumo

O ensino de Ciências no Brasil desde sua institucionalização no século XIX tem sido o centro de muitos debates no âmbito acadêmico, e se constituído o objeto de estudo de muitos pesquisadores da área, que tem se dedicado a estudar formas de superar o ensino unicamente tradicional, pautado na passividade dos estudantes e que ainda é a única ferramenta metodológica usada pelos professores em muitas realidades escolares. Nesse sentido, tem sido estudada metodologias de ensino específicas e diferenciadas para essa área do saber que favoreçam o desenvolvimento de habilidades e a aprendizagem. Uma delas é o método de investigação a partir da problematização dos conteúdos, que constitui escopo deste estudo. O objetivo deste trabalho foi investigar as contribuições de uma intervenção apoiada em atividades investigativas para construção de conhecimentos científicos sobre microbiologia e desenvolvimento da autonomia por estudantes do Ensino Médio. Os resultados obtidos inferem sobre a eficácia do método de ensino por meio de atividades de investigação e problematização, pois estimulou o interesse dos estudantes pelo estudo da matéria, a busca por respostas e a autonomia na construção de conhecimentos. Além disso, a abordagem contextualizada com a realidade dos alunos forneceu indícios de que houve aprendizagem sobre os assuntos abordados.

Abstract

The Science education in Brazil since its institutionalization in the nineteenth century has been the center of much debate in the academic, it has constituted the object of study of many researchers in the field, which has been dedicated to studying ways to overcome the only traditional teaching, guided on the passivity of students and that is still the only methodological tool used by teachers in many school realities. In this sense, it has been studied specific and differentiated teaching methodologies for this area of ​​knowledge that favor the development of skills and learning. One is the method from the investigation and problematization of the contents, constituting the scope of this study. The objective of this study was to investigate the contribution of an intervention supported by investigative activities for building scientific knowledge on microbiology and development of autonomy for high school students. The results infer about the effectiveness of teaching methods through research and problematization activities because stimulated the interest of students in the study of matter, searching for answers and autonomy in the construction of knowledge. Moreover, contextualized approach to student reality provides evidence of the students learned about the topics discussed.

Palavras-chave

ensino por investigação; problematização; ensino de microbiologia.

Keywords

teaching by investigation; problematization; teaching of microbiology.

Texto em PDF