ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

History approach of chemistry in basic education

Autores: Susete Francieli Ribeiro Machado; Mara E. Jappe Goi; Caroline Wagner.

Este trabalho tem como objetivo analisar em que medida a História da Química vem sendo abordada e trabalhada na Educação Básica em três escolas do município de Caçapava do Sul/RS. Foram realizadas entrevistas com docentes de Química e investigada a existência de abordagem da História da Química nos livros didáticos utilizados por esses professores. As entrevistas foram gravadas e analisadas de acordo com a metodologia de Análise Textual Discursiva – ATD. Como instrumentos de análise dos livros didáticos foram utilizados as categorias de análise sobre a História da Ciência. Percebeu-se, durante a pesquisa, que os docentes abordam a História da Química, muitas vezes, de forma descontextualizada, de modo a deixar de lado importantes reflexões sobre este tema. Observou-se, na análise dos livros didáticos, que os materiais e conteúdos sobre a História da Química costumam ser apresentados de forma superficial e objetiva, minimizando discussões sobre a natureza desta ciência. Desta forma, mostra-se como provável a necessidade de se motivar a formação de docentes com experiência nesta área, considerando que tal preceito está presente nos parâmetros nacionais do Ensino de Química e, no entanto, não tem sido dada a devida relevância na formação inicial. Ressalta-se, também, a importância de se propiciar estímulos que busquem uma formação docente, com um viés acadêmico, que valorize a formação de um professor reflexivo de sua prática profissional.

This work aims to analyze the extent that the History of Chemistry has been addressed on Basic Education in three schools in Caçapava do Sul/RS. Interviews were conducted with chemistry teachers and was investigated the existence of approach from History of Chemistry in textbooks used by these teachers. The interviews were recorded and analyzed according to the Discursive Textual Analysis - ATD. For analyze the textbook were used categories of analysis about the History of Science. It was observed during the survey that teachers address the History of Chemistry, often, in a decontextualized way to disconsider important reflections on this issue. It was observed in the analysis, that materials and content about the History of Chemistry are often presented in a superficial and objective manner, minimizing discussions about the nature of science. Thus, it is shown the need to motivate the training of teachers with experience in this area, considering that this provision is present in the national parameters of Chemistry Teaching, however, has not been given due importance in the initial training. It should be noted, also, the importance of providing incentives to seek a teaching training, with an academic bias, which enhances the formation of a reflective teacher of their professional practice.

História da Química. Ensino de Química. Livros didáticos.

History of Chemistry. Chemistry Teaching. Textbooks.