Sciences and science education in Brazil
Autores: Adriana Stefanello Somavilla; Reginaldo Aparecido Zara.
Esse artigo apresenta alguns pontos sobre a ciência, propondo um breve resgate sobre a história da ciência, sobre o trabalho e espírito científico. Propõe-se a discutir questões atuais quanto ao ensino de ciências, estando implícitos aspectos históricos, didáticos e também epistemológicos. Nesse sentido, sugere um repensar do futuro da educação científica, relacionando com a formação inicial e continuada dos professores da área de ciências e pedagogia. Além disso, utiliza como indicador os resultados da prova de ciências do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), realizada em 2006, identificando os possíveis fatores explicativos do desempenho dos jovens brasileiros nessa avaliação. Nessa direção, há um destaque também para a inserção da ciência desde as séries iniciais e os impasses na formação inicial dos professores de ciências na infância. Por fim, o ensino de ciências está associado às necessidades dos cidadãos, e nessa perspectiva, é preciso que haja um fortalecimento da educação científica de qualidade em todos os níveis de ensino.
This article presents some points about science, proposing a brief review of the history of science, on the work and scientific spirit. It’s proposed to discuss current issues regarding the teaching of science, being implicit historical, didactic and also epistemological. In this sense, it suggests a rethinking of the future of science education, relating to the initial and continuing training of teachers in the field of science and pedagogy. In addition, it uses as an indicator the test results of International Program Science Student Assessment (PISA), conducted in 2006, identifying the possible factors accounting for the performance of youngsters that assessment. In this direction, there is also a highlight for the insertion of science from the early series and deadlocks in the initial training of science teachers in childhood. Finally, the teaching of science is linked to the needs of citizens, and in this perspective, there needs to be a strengthening of science education quality at all levels of education.
ciência; ensino de ciências; educação científica.
science; science education; science education.