HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM QUATRO ESTUDOS: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM ENSINO DE CIÊNCIAS

History of science in four studies: a proposal for teacher training in science education

Autores: Bernadete Morey; Midori Camelo.

Resumo

O presente artigo consiste na apresentação de uma proposta para um componente curricular do curso de formação docente. Os elementos da proposta foram desenvolvidos e argumentados à luz das discussões contemporâneas em torno da inserção da História da Ciência na formação de professores e em documentos oficiais que a orientam. A proposta destina-se à formação continuada de professores no mestrado em ensino de ciências e matemática e tem como objetivo enfatizar uma visão orgânica da ciência e a formação pessoal do professor. Sua organização se dá em quatro estudos, dos quais três fazem incursão a períodos distintos da História da Ciência, enquanto que o quarto estudo trata da inserção da História da Ciência na prática profissional do professor.

Abstract

Palavras-chave

História da ciência e ensino; Formação docente; Visão orgânica da ciência.

Keywords

History of science and teaching; Teacher training; Organic view of science.

Texto em PDF