ABORDAGEM DE TÓPICOS DE MECÂNICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO PARTINDO DA APROXIMAÇÃO COM O COTIDIANO

Addressing quantum mechanics topics in high school from the approach to daily life

Autores: Marivane de Oliveira Biazus; Cleci T. Werner da Rosa.

O estudo refere-se a uma investigação sobre a inserção da Física Quântica no ensino médio, cujo objetivo foi desenvolver uma sequência didática para a abordagem de tópicos de Física Moderna e Contemporânea nesse nível de ensino, recorrendo a diferentes ferramentas didáticas e avaliando sua pertinência. Como suporte teórico, adotou-se a teoria sociointeracionista de Vygotsky para estruturar a sequência didática e nortear sua implementação em sala de aula. A sequência didática foi estruturada em vinte encontros, nos quais a Mecânica Quântica foi abordada, utilizando-se vídeos, documentários, simuladores, atividades experimentais, entre outras ferramentas didáticas. A coleta de dados ocorreu mediante o uso do diário de bordo, e os resultados foram discutidos com base na análise da interação aluno-professor, aluno-aluno e aluno-material.

Física Quântica. Interação social. Ensino médio.

Quantum Physics. Social interaction. High school.