DIÁRIOS VIRTUAIS COLETIVOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UMA PESQUISA ACERCA DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Collective virtual diaries in the training of Chemistry teachers: a survey on experimental activities

Autores: Juliana Cardoso Coelho, Danilo Oliveira do Nascimento de Andrade, Lisiane Regina Kappes, Renato da Silva Custodio, Santiago Francisco Yunes, Fábio Peres Gonçalves

Resumo

Neste trabalho se investiga, a partir da análise de diários virtuais coletivos, o que fundamenta a seleção/planejamento de atividades experimentais de química, por parte de integrantes de um programa de iniciação à docência de um curso de Licenciatura em Química, e suas compreensões acerca desses fundamentos. Os sujeitos da pesquisa foram quatro licenciandos, uma professora da educação básica e dois professores da educação superior, todos da área de química. Parte deles também se constituiu como pesquisadores e autores deste trabalho, em sintonia com a perspectiva da pesquisa como um princípio educativo. Os diários virtuais coletivos foram submetidos aos procedimentos da Análise Textual Discursiva. Entre os resultados se destaca, por exemplo, a interlocução com os pares como algo que fundamenta o processo de seleção/planejamento de atividades experimentais.

Abstract

In this paper we examine what underlies the selection/planning of experimental chemical activities by members of a chemistry teachers’ training program, and their understandings of them based on the analysis of collective virtual diaries. The subjects were four undergraduate students, a basic education teacher and two higher education teachers, all within the chemistry subject. Some of them were also researchers and authors of this work, in line with the perspective of the research as an educational principle. The collective virtual diaries were submitted to the procedures of Discursive Textual Analysis. Among the results the dialogues with peers as something that substantiate the selection process/planning of experimental activities stand out.

Palavras-chave

formação de professores; experimentação; PIBID

Keywords

teacher training; experimentation; PIBID

Texto em PDF