An Investigation on teaching Periodic Table in Youth and Adults Education (YAE)
Autores: Julianne Ferreira de Lima, Taihana P. Paula, Jorge Cardoso Messeder
Este trabalho teve por objetivo averiguar como se dá o ensino de química para a modalidade EJA, em especial para o tema Tabela Periódica, se os professores levam em conta as características distintas dos alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e se ainda tem como princípio norteador de seu processo de ensino a contextualização. Foi realizada uma pesquisa básica, qualitativa e exploratória, com levantamento de dados realizado através de entrevistas semi-estruturadas. Constatou-se que os professores, apesar de reconhecerem as especificidades da modalidade EJA e buscarem formação continuada na área, utilizam-se da exemplificação como contextualização, não aproveitando do ensino do tema tabela periódica para abranger aspectos sociais, ambientais, políticos e tecnológicos que contribuem para a formação dos alunos como cidadãos.
This work had for objective to inquire a how is the chemistry teaching for Education mode for Youth and Adults (YAE), particularly for the topic Periodic Table, if teachers take into consideration the different characteristics of students of YAE and if they still have it as a guiding principle of its contextualized teaching process. A basic, qualitative exploratory study with data collection was conducted through semi-structured interviews. It was found that teachers, while acknowledging the specificities of the YAE modality and pursue continued self-improvement in the field, making use of the exemplification context, and not taking advantage of the periodic table topic to include social, environmental, political and technological factors contribute for the development of students as citizens.
Educação para Jovens e Adultos; contextualização; tabela periódica.
Education for Youth and Adults; contextualization; periodic table.