ESPAÇOS EDUCATIVOS NÃO FORMAIS NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO MUNICÍPIO DE CASTELO (ES)

Non-formal educational spaces in view of the continuing education for science teachers in the municipality of Castelo (ES)

Autores: José Renato de Oliveira Pin, Marcelo Borges Rocha

Resumo

Os espaços educativos não formais representam instâncias difusoras de conhecimentos, catalisadores de motivação e interesse, tanto para alunos quanto para professores. Este trabalho apresenta os resultados da formação continuada de professores de Ciências do município de Castelo (ES), ocorrida no decorrer do ano de 2014. Por meio de dados coletados em diário de bordo e arquivos digitais, à luz da análise do discurso, permitiu-se auferir resultados quantitativos e qualitativos desse processo formativo. Sob a temática “As práticas pedagógicas em espaços educativos não formais no município de Castelo e região” os professores puderam visitar espaços não formais, bem como, conhecer e discutir propostas didático-pedagógicas empregadas e/ou possíveis de serem aplicadas nesses locais. Esse estudo permitiu concluir que os espaços visitados contribuem para o processo de ensino-aprendizagem na medida em que materializam o arcabouço teórico-conceitual nos âmbitos cognitivo, social e cultural dos escolares.

Abstract

The non-formal educational spaces represent diffuser bodies of knowledge, catalysts of motivation and interest, both for students and teachers. This paper presents the results of continuing education for science teachers in the municipality Castelo (ES), which took place during the year 2014. Through data collected in the logbook and digital files, in the light of discourse analysis, permitiu- to derive quantitative and qualitative results of the training process. Under the theme "Pedagogical practices on non-formal educational spaces in Castelo and region", teachers were able to visit non-formal spaces, as meet and discuss didactic and pedagogical proposals employed and/or able to be applied at these sites. This paper found that the spaces visited contribute to the process of teaching and learning, besides materialize the theoretical and conceptual framework of students, on social and cultural areas.

Palavras-chave

ensino de ciências; espaço não formal; formação continuada.

Keywords

science education; non-formal space; continuing education.

Texto em PDF