An attempt of setting an interdisciplinary teaching practice in science
Autores: Gisele Soares Lemos Shaw, João Batista Teixeira da Rocha
Nesse trabalho analisamos uma prática pedagógica reflexiva desenvolvida num curso de formação inicial de professores de Ciências e suas contribuições para uma preconizada formação interdisciplinar (Fazenda 1994, 2008, 2010, 2013). As atividades formativas de duas licenciandas em Ciências da Natureza foram objeto de estudo, tendo em vista auxiliar na compreensão da formação de professores de Ciências que busquem ensinar pautados na interdisciplinaridade e o papel da pesquisa pedagógica nesse processo. O estudo envolveu concepções, práticas, desafios, obstáculos, ganhos e saberes manifestados e adquiridos pelas participantes durante seu primeiro estágio. Os dados foram coletados por meio de materiais pedagógicos produzidos por elas, discussões em classe videogravadas e entrevistas individuais. A análise dos dados foi realizada mediante análise de conteúdos.
In this paper we analyzed a reflective pedagogical practice developed in an initial training course for science teachers and their contributions to a recommended interdisciplinary training (Fazenda 1994, 2008, 2010, 2013). The training activities of two undergraduate students in natural sciences were studied, to help in the understanding of science teachers training that seek to teach guided by the interdisciplinarity and the role of educational research in the process. The study involved concepts, practices, challenges, obstacles, and manifested gains and knowledge acquired by participants during its first stage.
Prática Pedagógica Interdisciplinar; Formação de Professores de Ciências; Interdisciplinaridade; Formação do Professor Pesquisador.
Interdisciplinary Teaching Practice; Science Teacher Education; Interdisciplinarity; Formation of Researcher Professor.