O ESTUDO DE LOGARITMO POR MEIO DE UMA SEQÜÊNCIA DE ENSINO: A ENGENHARIA DIDÁTICA COMO APOIO METODOLÓGICO

The study of logarithm through a teaching sequence: the didactic engineering as a methodological tool

Autores: Ronize Lampert Ferreira & Eleni Bisognin

Resumo

Sabe-se que a matemática é importante para se entender vários aspectos da vida real, por isso, explorá-la com aplicações em problemas práticos, envolvendo outras áreas do conhecimento, foi um dos objetivos desse trabalho. O interesse pela realização desta pesquisa está ligado a uma necessidade de reestruturação nos métodos de ensino de logaritmos, isto é, pela forma de apresentação deste conhecimento em um contexto que proporcione ao aluno um real sentido ao conteúdo que está sendo estudado. Neste artigo são relatados resultados de uma pesquisa que teve como propósito verificar a eficácia da utilização de uma seqüência didática, para o estudo de logaritmos, partindo de problemas relacionados com o cotidiano dos alunos e com o propósito de auxiliá-los a construir seus próprios conhecimentos. Esta seqüência foi aplicada em uma turma de primeira série do Ensino Médio e elaborada segundo as etapas da Engenharia Didática. As situações-problema elaboradas privilegiaram situações diversas, envolvendo várias áreas do conhecimento. Também foi utilizada a História da Matemática para mostrar a origem e evolução do conceito de logaritmo, e a utilização desse conceito na construção e aplicações de escalas logarítmicas na interpretação de fenômenos da natureza. As atividades da seqüência didática facilitaram não só a compreensão do conceito de logaritmo como a construção de gráficos, permitindo o desenvolvimento de competências para a interpretação e aplicabilidade da função logarítmica.

Abstract

It is widely known that Mathematics is important to understand the various aspects of the real life; therefore one of the objectives of this work was to explore it through the use of practical problems, involving other areas of knowledge. The interest to carry out this research is based on the need for a restructuring of the logarithm teaching methods, that is, a new way to present this subject in a context that allows the student to attribute meaning to what has been studied. In this article we present the results of a research that aimed to verify the efficiency of using a didactic sequence in order to study logarithms, based on problems related to students? everyday life and aiming to help them build their own knowledge. This sequence was applied to a group of students belonging to the first year of a high school and it was carried out according to the stages of the Didactic Engineering. The problem situations that were developed emphasized varied situations, involving many areas of knowledge. It was also used the History of Mathematics to demonstrate the origin and evolution of the concept of logarithm, as well as the use of this concept in the making and the applications of logarithmic scales in the interpretation of natural phenomena. The activities of the didactic sequence made it easier not only the understanding of the concept of logarithm, but also the construction of graphs, allowing the development of competences for their interpretation, as well as the comprehension of the logarithmic function.

Palavras-chave

seqüência de ensino; ensino e aprendizagem de matemática.

Keywords

teaching sequence, teaching and learning of mathematics.

Texto em PDF