DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE OFICINAS SOBRE ATIVIDADES DIDÁTICAS DE FÍSICA MEDIADAS POR RECURSOS TECNOLÓGICOS

Description and analysis of workshops about Didactic Activities of Physics mediated by technological resources

Autores: Josemar Alves, Muryel Pyetro Vidmar, Dioni Paulo Pastorio, Inés Prieto Schmidt Sauerwein, Ricardo Andreas Sauerwein

Neste trabalho apresentamos um relato de experiência, no qual descrevemos e analisamos um conjunto de oficinas realizadas com estudantes de graduação em Física e professores supervisores participantes do Subprojeto Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Santa Maria. As oficinas abordaram aspectos envolvidos em uma Atividade Didática de resolução de problemas de Física mediada por recursos tecnológicos, tais como o software Octave e as simulações computacionais. O objetivo da análise consistiu em identificar os principais avanços e dificuldades dos participantes em relação aos aspectos trabalhados nas oficinas. Como principal resultado obtido, destacamos o avanço na compreensão dos referidos aspectos.

In this paper we present an experience report, in which we describe and analyze a set of workshops developed with undergraduate students in Physics and supervising teachers participants of the Subprojeto Física in the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência from the Universidade Federal de Santa Maria. The workshops approached features of the Didactic Activities of problems solving on Physics mediated by technological resources, as the software Octave and the computational simulations. The objective of the analysis was to identify the main advances and difficulties of the participants related the aspects developed in the workshops. As a main result, we highlight advances in the understanding of those aspects.

Oficina, atividade didática, recurso tecnológico, formação de professores de Física, tecnologias de informação e comunicação.

Workshop, didactic activity, technological resource, teacher professional development of Physics, information and communication technologies.