Science in the kitchen: breaking with disciplinary borders
Autores: Pedro Donizete Colombo Junior, Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Daniervelin Renata Marques Pereira, Tânia Halley Oliveira Pinto, Rafael Salgado Silva
O que haveria em comum entre Chefes de cozinha e Professores de Ciências e Matemática? Questionamentos semelhantes a este podem ser encontrados em diferentes textos que discutem esta temática e impulsionaram as práticas e discussões vivenciadas durante o desenvolvimento do projeto de extensão intitulado “Praticando Ciências na Cozinha: rompendo com as barreiras disciplinares”, realizado na Universidade Federal do Triângulo Mineiro no decorrer do ano de 2015. Tal projeto abordou a ciência de forma lúdica, interdisciplinar, investigativa e “saborosa”, chamando a atenção para os aspectos da ciência envolvida, por exemplo, no preparo de um bolo ou no aquecimento de um copo d’água no micro-ondas. O objetivo deste texto é apresentar e discutir tais resultados, refletindo sobre as possibilidades didático-pedagógicas de se articular conhecimentos científicos e culinários na sala de aula, de modo a conferir novos significados a fórmulas, medidas, cálculos e experimentos. Entre os aspectos que se destacam nessa prática estão as ações contextualizadas e interdisciplinares a partir do diálogo entre os saberes da Matemática, Física, Química, Biologia e Língua Portuguesa relacionados aos saberes e fazeres presentes no cotidiano de uma cozinha. Como resultados, ficaram evidentes as diferentes possibilidades que a temática “Ciência na Cozinha” pode promover ao demonstrar de maneira simples a mútua relação teoria-prática, discutindo e explorando diferentes habilidades a partir dos conteúdos conceituais trabalhados.
What is in common between chefs and sciences and mathematics teachers? This questioning guided practices and discussions during the development of the extension project entitled "Practicing Science in the kitchen: breaking with disciplinary borders", held at Federal University of Triângulo Mineiro, during 2015 year. This project worked science in a playful form, investigative and "tasty" highlighting, for example, the science involved in a simple cake recipe or in a heating process of a glass of water in a microwave oven, for example. The aim of this paper is to present and discuss these results, reflecting about didactic and pedagogical possibilities of joint scientific and culinary knowledge in the classroom, in order to give meaning to formulas, measurements, calculations and experiments. Among the aspects that stand out in this practice, we highlight the contextualized and interdisciplinary actions from the dialogue between the knowledge of Portuguese, Mathematics, Physics, Chemistry and Biology, related to the practices in a kitchen daily routine. The results points the possibilities that the theme "Science in the Kitchen" promotes to demonstrate in a simple way, interrelate lectures with creative exploitation practices and skills from the conceptual contents.
educação em ciências, cozinha, interdisciplinaridade, extensão universitária.
science education, kitchen, interdisciplinary, university extension.