A CONTROVÉRSIA ENTRE O BLU-RAY E O HD-DVD EM AULAS DE FÍSICA NA PERSPECTIVA DA SOCIAL CONSTRUCTION OF TECHNOLOGY (SCOT)

The controversy between the Blu-ray and HD-DVD in physics lessons on the perspective of social construction of technology (SCOT)

Autores: Douglas Xavier de Andrade, Cinthia Letícia de Carvalho Roversi Genovese, Luiz Gonzaga Roversi Genovese

Resumo

O duelo entre determinados artefatos tecnocientíficos é um fenômeno característico da sociedade contemporânea que pode ser utilizado em aulas de ciências para promover a compreensão da natureza dos mesmos pelos alunos. Assim sendo, o presente relato expõe o desenrolar de uma sequência didática em uma turma de 2a Série do EM de uma escola pública do Estado de Goiás, que foi construída em torno da controvérsia que existiu entre os formatos de discos para gravação de dados digitais em alta definição; de um lado o disco Blu-ray e de outro o HD-DVD. Tal sequência didática controversa teve sua elaboração apoiada na teoria da Construção Social da Tecnologia (SCOT – Social Construction of Technology) a qual propõe um modelo multidirecional para a análise dos processos que leva à construção de artefatos tecnocientíficos. A partir dos dados coletados via Notas de Campo sobre a implementação dessa sequência didática foi tecida uma análise da mesma numa perspectiva qualitativa que evidenciou a participação efetiva e os entendimentos dos alunos, que sinalizam para uma melhor compreensão dos processos vinculados à natureza do artefato tecnocientífico, bem como da sua relação com a sociedade.

Abstract

The duel between certain technoscientific artifacts is a characteristic phenomenon of contemporary society that can be used in science classes to promote understanding of its nature by the students. Therefore, the present report presents the development of a didactic sequence in a class of second high school students of a public school of the State of Goiás which was built around the controversy that had existed between disc formats for recording digital data at high definition; on one hand the Blu-ray Disc and other HD-DVD. Such controversial teaching sequence was supported its development in the theory of Social Construction Technology which offers a multi-model for the analysis of the processes that lead to the construction of technoscientific artifacts. From the data collected on the implementation of this didactic sequence was woven an analysis by its in a qualitative perspective that highlighted the effective participation and the minds of students that signal to a better understanding of the processes linked to the nature of techno-scientific artifact and as their relationship with the society.

Palavras-chave

Artefato Tecnocientífico; Construção Social da Tecnologia; Controvérsia; Sequência Didática.

Keywords

Technoscientific Artifacts; Social Construction of Technology; Controversy; Teaching Sequence.

Texto em PDF