PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO INTEGRADO DA MORFOLOGIA: CÉLULAS E TECIDO ÓSSEO

Didactic Approach In Integrated Teaching Of The Morphology: Cell And Bone Tissue

Autores: Regina Inês Kunz, Maria Raquel Marçal Natali, Ednéia Fátima Brambilla Torquato, Lucinéia de Fátima Chasko Ribeiro, Lourdes Aparecida Della Justina, Rose Meire Costa Brancalhão

Resumo

O modelo de ensino transmissão-recepção, associado a uma metodologia fragmentada e baseada quase exclusivamente em livros didáticos, contribui para os índices insatisfatórios encontrados no aprendizado de ciências. A abordagem de conceitos de célula, tecidos e suas relações orgânicas no ensino de ciências, frequentemente se apresentam de difícil compreensão pelos alunos, por exigirem uma relação entre esses conceitos. Esse fato torna-se mais marcante no ensino de células e tecido ósseo, já que muitos alunos associam o osso e o esqueleto como um todo a uma estrutura inerte e sem vida. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo a elaboração de modelos didáticos, baseados em uma metodologia centrada no aluno.

Abstract

The transmission-reception teaching model, together with a fragmented methodology based almost exclusively on textbooks, contributes to the unsatisfactory levels of knowledge in the sciences. Cell and tissue concept, and its organic relationship in science education are often difficult to understand by students for demanding a relationship between these concepts. This fact becomes more striking in teaching cells and bone tissue, because many students associate the bone and the skeleton to an inert and lifeless structure. In this sense, the present study aimed at the development of educational models based on a learner-centered methodology.

Palavras-chave

Ensino de ciências, modelos didáticos, integração conceitual, educação básica.

Keywords

Science education, didactic models, conceptual integration, basic education.

Texto em PDF