OBSERVAÇÃO INCLUSIVA: O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA

Inclusive Look: The Use Of The Assistive Technology In Experimentation In Chemistry Education

Autores: Claudio Roberto Machado Benite, Anna Maria Canavarro Benite, Fernanda Araujo França Bonomo, Gustavo Nobre Vargas, Ramon José de Souza Araújo, Daniell Rodrigues Alves

Resumo

Experimentos geram informações que normalmente são coletados pelo sentido visual, como medidas de massa e volume. Essas atividades são consideradas problemáticas para os deficientes visuais por utilizarmos, geralmente, a visão como ferramenta de mensura. A Tecnologia Assistiva pode ser uma alternativa para neutralizar as barreiras originadas da deficiência, proporcionando mais independência para o desenvolvimento desses alunos, que participam ativamente na realização dos experimentos. Esta investigação versa sobre o uso de tecnologia assistiva para o preparo de misturas e discussão de seu conceito numa Instituição de Apoio ao Deficiente Visual. Ela contém elementos da pesquisa-ação, pois nasceu de uma necessidade da prática: ensinar química para deficientes visuais por meio de experimentos. Nossos resultados apontam que deficientes visuais participam dos experimentos e organizam seus conhecimentos como qualquer vidente, desde que sejam conduzidos em práticas investigativas considerando suas características.

Abstract

Experiments generate information that is usually collected by the visual sense, as mass and volume measurements. These activities are considered problematic for the visually impaired by we use generally the view as measures tool. Assistive technology can be an alternative to neutralize originated barriers of disability, providing more independence for the development of these students, who actively participate in the experiments. This research deals with the use of assistive technology for the preparation of mixtures and discussion of his concept in an Institution Support Visually Impaired. It contains research-action elements, it was born of a need to practice: teaching chemistry to visually impaired through experiments. Our results show that visually impaired people participate in experiments and organize their knowledge as any other individual, provided they are conducted in investigative practices considering its specificity.

Palavras-chave

Ensino de Química; Deficiência Visual; Tecnologia Assistiva; Experimentação.

Keywords

Chemistry teaching; Visual impairment; Assistive Technology; Experimentation.

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