A MODELIZAÇÃO EM GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR: ENSINO DE MITOSE COM MASSA DE MODELAR

Modelling in genetics and molecular biology: mitosis teaching with modelling dough

Autores: Renato Araújo Torres de Melo Moul, Flávia Carolina Lins da Silva

Resumo

A modelização é um recurso potencialmente empregado em aulas de biologia, pois facilita a compreensão de conceitos. A fim de observarmos a contribuição desta metodologia no processo de ensino-aprendizagem, utilizamos modelos didáticos em aulas de Biologia, com massa de modelar, onde os alunos representaram a célula e os cromossomos nas etapas da mitose. Aplicou-se um pré-teste e um pós-teste para investigar o conhecimento prévio e ainda como o tema foi assimilado pelos discentes, comparando-se o uso da modelização com a aula expositiva. Grande maioria dos estudantes apresentou significativo interesse pelo uso das representações e obteve uma melhor assimilação de conteúdos, demonstrando que esta prática fornece aos alunos a compreensão dos elementos básicos da mitose, permitindo a criação de relação entre as estruturas que participam deste processo.

Abstract

The modeling is a potentially resource employed in biology classes because facilitates the understanding of concepts. In order to observe the contribution of this methodology in the teaching-learning process, didactic models used in biology classes, with modeling clay, where students represented the cell and the chromosomes in the stages of mitosis. The applied pre-test and a post-test to investigate prior knowledge and as the theme was assimilated by students, comparing the use of modeling with the lecture. Vast majority of students showed significant interest in the use of representations and got a better reception of facts, showing that this practice provides students with an understanding of the basic elements of mitosis, allowing the creation of relationship between the structures participate in this process.

Palavras-chave

Divisão celular; Aprendizagem; Representações.

Keywords

Cell division; Learning; Representations.

Texto em PDF