CONCEPÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO DE TABULEIRO BASEADO NA EVOLUÇÃO DOS VERTEBRADOS COMO UM FACILITADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA TEORIA DA EVOLUÇÃO

Design and application of board game based on the evolution of vertebrates as a facilitator in the teaching and learning process of the theory of evolution

Autores: Priscila da Silva Pereira, Laécio Nobre de Macêdo, Marcelo Soares dos Santos, Nertan Dias Silva Maia, Leonardo Hunaldo dos Santos

Resumo

O ensino da evolução nas salas de aula é essencial para a compreensão dos alunos sobre a dinâmica do mundo natural. O presente estudo teve como objetivo projetar, implementar e analisar a eficácia do jogo de tabuleiro intitulado "A evolução dos Vertebrados" como um facilitador para organizar as informações fornecidas em um quadro conceitual relacionado à evolução animal, trabalhando os principais aspectos da evolução dos cinco principais grupos de animais: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Foi realizada pesquisa quantitativa e qualitativa, através da utilização de questionários antes e depois da aplicação do jogo. A análise foi realizada com 140 estudantes do terceiro ano do segundo grau de duas escolas públicas da cidade de Imperatriz-MA, Brasil. A amostra foi calculada com base na fórmula de populações infinitas para comparação de dois grupos pareados de acordo com as variáveis quantitativas, e as notas avaliadas por meio do teste de Wilcoxon não paramétrico T e do qui-quadrado de McNemar. Podemos considerar o jogo concebido e aplicado como um facilitador no ensino da evolução dos vertebrados, uma vez que a proporção de respostas corretas aumentou depois que os estudantes utilizaram o jogo. Além disso, a atividade de jogar criou uma interação e uma atmosfera descontraída que pode ter contribuído para uma melhor compreensão do assunto.

Abstract

The teaching of evolution in the classroom is essential for the students understanding about the dynamics of the natural world. The present study aimed to design, implement and analyze the effectiveness of the game board entitled "The Evolution of Vertebrates" as a facilitator to organize provided information in a conceptual framework related to Animal Evolution, by means of explaining main aspects of the evolution of the five major groups of animals: fish, amphibians, reptiles, birds and mammals. We performed quantitative and qualitative research, by use questionnaires before and after the gameplay. The analysis was conducted with 140 students of the third High School period of two public schools in Imperatriz-MA city, Brazil. The sample was calculated based on the formula of infinite populations for comparison of two matched groups according to quantitative variables, and the notes evaluated using the nonparametric Wilcoxon T test and the chi-square McNemar. We may consider the designed and performed game as a facilitator in teaching of the vertebrates evolution, since the proportion of correct answers increased after students have played the game. In addition, the playing game activity created an interaction and a relaxed atmosphere, which may have contributed to a better understanding of the subject matter.

Palavras-chave

Ensino de biologia; Evolução dos vertebrados; Jogo didático; Metodologias de Aprendizado.

Keywords

Teaching of biology; Vertebrate evolution; Educational game; teaching methodologies.

Texto em PDF