Nature of Science in the basic school: Why not?
Autores: Marcyelma Laise Santos Silva, Boniek Venceslau da Cruz Silva, Hermano Ribeiro de Carvalho, Lucas Albuquerque do Nascimento
Este trabalho apresenta uma experiência que retrata a elaboração, aplicação e análise de uma unidade didática que propõe a discussão de aspectos da Natureza da Ciência no ensino fundamental. Ele discute a compreensão dos alunos do ensino fundamental sobre as concepções da Natureza da Ciência (NdC), em especial, a imagem que eles detêm sobre o cientista e seu ambiente de trabalho. Diante deste cenário, foi criada, aplicada e avaliada uma intervenção didática que buscou problematizar e conscientizar as concepções epistemológicas, inicialmente distorcidas dos discentes, acerca da NdC. Ela foi aplicada em 2013, totalizando 6 aulas. Ao todo participaram 27 alunos do 9º ano do ensino fundamental, de uma escola pública, de Teresina-PI. Sendo que dos resultados obtidos, notou-se que os alunos, inicialmente, apresentavam visões distorcidas sobre a NdC. Notou-se, também, que uma discussão explícita sobre a NdC, proposta neste trabalho, apresentou-se como uma ferramenta didática interessante na problematização do cenário inicialmente encontrado; no qual a concepção de ciência dos alunos se ancorava em visões empiristas, indutivistas e dogmáticas sobre a ciência.
This paper presents an experience including elaboration, application and analysis of teaching unit that proposes that discussion of the aspects of the Nature of Science in the basic school. This paper discusses the understanding of basic school students on the concepts of Nature of Science (NOS), in particular, the image that students own about the scientist and your job. In this research, we create, apply and evaluate a teaching unit that discussed the conceptions about NOS, initials distorted. It was applied in 2013, totaling 6 lessons. In our teaching unit participated 27 basic science students of the public school situated at Teresina-PI. The dates show that students, in the initials, own an inadequate conception about the NOS. The dates show too that reflexive teaching unit contributed to discussion of the inadequate conception of NdC, mainly the visions empiricists, inductivity and dogmatic views about the science presented by students.
Ensino Fundamental; Ensino da Natureza da Ciência; Cientista.
Basic school; Teaching of the Nature of Science; Scientist.