"Health and Citizenship: the Body Senses": Analysis of an Educational Activity Mediated by Information and Communication Technologies
Autores: Camila Bezerra de Araujo, Rafaela Ferreira dos Santos, Taís Rabetti Giannella
Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos com a realização da atividade educativa mediada por TDIC “Saúde e Cidadania: Os Sentidos do Corpo” que teve como foco suscitar a construção de uma visão ampliada de saúde por alunos do ensino fundamental de uma escola municipal do Rio de Janeiro. A atividade, realizada durante o dia Mundial da Saúde, utilizou os órgãos dos cinco sentidos como ponto de partida para discutir aspectos relacionados à saúde e cidadania na escola e explorou o potencial multimediático das TDIC para que os alunos construíssem materiais em diferentes formatos. Com base na análise temática de conteúdo de Bardin, a análise da implementação da atividade centrou-se em dois conjuntos de materiais (1) registros de campo realizados pelos três pesquisadores responsáveis e (2) produtos desenvolvidos pelos 52 alunos participantes: depoimentos em áudio, painel de fotografias e mensagens escritas. Como principais resultados, destacam-se as potencialidades da atividade para a aprendizagem ativa e colaborativa e para a articulação das diferentes dimensões que mediam a construção de uma visão ampliada de saúde: biológicas, socioculturais e afetivas. Acredita-se que estes resultados possam contribuir para o desenvolvimento de atividades de educação em saúde pautadas em uma perspectiva de formação para a cidadania.
This study aims to present the results concerning an ICT-mediated activity entitled "Health and Citizenship: the Body Senses", focused on raising the construction of an enlarged view of the concept of “health” and dedicated to elementary school students from Rio de Janeiro. The activity was held during the “World Health Day” and used different expressions of the five senses as a starting point to discuss aspects related to health and citizenship, while exploring the multimedia potential of ICT for students to build different format of materials. The methodological framework was based on the content analysis from Lawrence Bardin, and the activity implementation focused on two sets of records (1) written field records made by the three researchers and (2) the products developed by 52 participants: audio statements, photo panel and text messages. As main results, we highlight the activity potential for active and collaborative learning, and also for articulating in different dimensions that could mediate the construction of an enlarged view of health, transiting between biological, sociocultural and affective dimensions. It is stated that these results can collaborate to the support of research groups interested in the development of health education activities guided in a perspective that accomplishes the notion of citizenship.
Educação em saúde; Corpo humano; TDIC
Health education; Human body; ICT