The solar system?s planets in didactic science books of the fifth grade of fundamental school
Autores: Micaías Andrade Rodrigues
A Astronomia é uma ciência muito antiga e muito dinâmica. Mudanças como a de número de planetas do nosso sistema Solar (IAU, 2006) têm ocorrido devido ao enorme avanço tecnológico dos telescópios, sondas e satélites, sendo necessárias definições cada vez mais precisas. Neste trabalho foi feita uma análise de 23 livros didáticos de Ciências da quinta série do ensino fundamental (sexto ano) buscando identificar se os mesmos tratam sobre o Sistema Solar, especificamente sobre os planetas como é proposto pelo PCN (Brasil, 1998). Os resultados obtidos demonstram que eles têm muito que melhorar, pois, compreendendo mais os planetas, em suas diversas características, ocorrerá uma maior valorização do nosso próprio planeta, visto que torna-se evidente o quanto nosso planeta é pequeno e que não existe outro lugar no Sistema Solar em que possa haver desenvolvimento de vida.
Astronomy is a very old and dynamic science. Changes as number of planets of our Solar system (IAU, 2006) have occurred due to the enormous technological advance which the telescopes, spacecrafts and satellites, being necessary more and more precise definitions. In this paper, an analysis of 23 didactic Science books of the fifth grade of fundamental school (sixth year) was made trying to identify if they cover the Solar System, specifically about planets as it is considered by the PCN (Brasil, 1998). The results demonstrate they have a lot to improve, a better understanding of the planets, in their diverse characteristics, will lead to a bigger valorization of our own planet, since it is evident how small our planet is and there is not another place on the Solar System with life development.
Planetas, Sistema Solar, livros didáticos, astronomia.
Planets, Solar System, didactic books, astronomy.