Useful Tools for Learning in Soil of Fourth Year Students in Elementary School
Autores: Mirla Andrade Weber, Jéssica Silveira França, Bruno Moreira Felippe, Josiane Martins Flores, Leandro Homrich Lorentz, Frederico Costa Beber Vieira
A educação ambiental é um importante instrumento para conscientização da sociedade frente às questões ambientais, sendo inseparável da educação em solos. Este estudo objetivou avaliar a utilização de palestras e experimentos na aprendizagem de conceitos de solos por discentes do Ensino Fundamental. O presente estudo foi realizado em São Gabriel/RS em três escolas municipais. As atividades realizadas foram palestra e experimentos demonstrativos sobre solos. Antes e após a realização das atividades foi aplicado um questionário composto de 12 perguntas. Cinco questões avaliadas não apresentaram diferença significativa no número de acertos antes e após a realização das atividades. Nas demais questões houve um aumento significativo da média de acertos, demonstrando que as atividades realizadas promoveram um aumento no conhecimento sobre solos.
Environmental education is an important tool for raising awareness in society about the environmental problems, being inseparable from education in soils. This study aimed to evaluate the use of lectures and experiments on learning in students of soils of elementary school. This study was conducted in São Gabriel/RS in 2013 in three primary schools. The activities were lecture and demonstration experiments. Before and after these activities a questionnaire with 12 questions was applied to students. There was no significant difference between the number of hits before and after the activities in five questions. In the other questions there was a significant increase in average score of correct, demonstrating that activities led to an increase in the knowledge of soils.
Educação em Solos; Ensino de Solos; Educação Ambiental; Aprendizagem Significativa.
Soil Education; Soil Teaching; Environmental Education; Meaningful Learning.