INVESTIGAÇÃO COMO PRINCÍPIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS

Research as a Principle in the Formation of Science Teachers in the Early School Years

Autores: José Francisco Flores, João Bernardes da Rocha Filho, José Luis Schifino Ferraro

Resumo

Este relato se insere numa perspectiva de formação continuada de professores na área de ensino de ciências, e é resultado de estudos realizados junto a um grupo de docentes dos anos iniciais. Os objetivos do estudo foram avaliar em que medida a investigação, como princípio de aprendizagem, pode ser aplicada à alfabetização científica de crianças de anos iniciais e, conjuntamente, identificar indicações de como pode tornar-se instrumento pedagógico na formação de professores. Para tanto, foram analisadas postagens, em ambiente virtual de aprendizagem, de professores que cursavam uma disciplina de ciências, em uma licenciatura em Pedagogia, em uma universidade de Porto Alegre. No espaço virtual investigado os participantes apresentaram relatórios de atividades nas quais as crianças realizaram estudos referentes aos fenômenos físicos de luz e sombra. Esses relatórios, juntamente com as avaliações de final de semestre, compuseram o corpus do material de estudo. Sobre as manifestações dos professores foi aplicado o método de Análise Textual Discursiva, considerando as seguintes categorias a priori: a) percepções de processos investigativos nas crianças; b) problematização da própria prática; c) novos aprendizados sobre ciências. A investigação como princípio formativo mostrou-se apropriada na qualificação da prática de ensino de ciências e na promoção da alfabetização científica de professores e alunos.

Abstract

This report describes a continuing education approach on science teachers, and is the result of studies conducted with a group of teachers in the first scholar years. The objectives of this study were understand how the investigation, as a principle of learning, can be applied to scientific literacy of children, and jointly identify indications of how is possible it’s become an educational tool in teacher education. Therefore, posts were analyzed in a virtual learning environment, sent by teachers who attended a course of sciences, in a degree in education, in a university of Porto Alegre. In the virtual space the participants presented activity reports in which children has performed studies regarding the physical phenomena of light and shadow. These reports and the final semester evaluations constitute the corpus of the study material. On the manifestations of teachers was applied the method denominated Textual Analysis Discourse, considering the following a priori categories: a) perceptions of investigative processes in children; b) questioning of the practice; c) new learning about sciences. The research as formative principle proved to be appropriate to improve the quality of science teaching practice and promoting scientific literacy of teachers and students.

Palavras-chave

educar pela pesquisa; alfabetização científica; ensino de Física; formação de professores.

Keywords

education through research; scientific literacy; Physics teaching; teacher training.

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