O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

The teaching of sciences by investigation in the process of literacy of students from early years of elementary school

Autores: Maria Regina da Costa Sperandio, Renata Aparecida Rossieri, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, Alcides Goya

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar resultados da aplicação de uma proposta de trabalho, utilizando o componente curricular de Ciências, a alunos de 1º ano do Ensino Fundamental, por meio de uma estratégia de trabalho investigativo para que tenham a oportunidade de desenvolverem diferentes conhecimentos e habilidades que contribuam com o processo de alfabetização e letramento. Para o desenvolvimento deste estudo, buscamos os pressupostos da pesquisa bibliográfica, de campo, descritiva e analítica. Por meio da análise das etapas da Sequência de Ensino Investigativo, proposta por Carvalho (2013) e da ação pedagógica ocorrida em sala de aula com a integração de diferentes linguagens, pretendemos, a partir da proposição de um problema, descrever o caminho percorrido para resolvê-lo durante o trabalho investigativo, encontrar indicadores nos relatos e na produção escrita dos alunos em busca de contribuições para o processo de alfabetização e letramento nos anos inicias do Ensino Fundamental. Os resultados mostraram que no trabalho realizado com os alunos que as etapas do trabalho investigativo com o Ensino de Ciências podem proporcionar espaços significativos para o processo de alfabetização e letramento.

Abstract

This paper presents results obtained from a proposal of work, using the curricular component of Sciences, applied to students of the 1st year of Elementary School, through an investigative work strategy – which provides the opportunity to develop different knowledge, and skills that contribute to the process of literacy. For the development of this study, we sought the presuppositions of bibliographical, field, descriptive and analytical research. By analyzing the stages of the investigative teaching sequence, as proposed by Carvalho (2013), and the pedagogical action taken in class along with the integration of different languages, we intended, from the proposition of a problem, to describe the pathway that leads to a solution during the investigative work. In addition, we intended to find indicators in the reports and written production of the students in search for contributions to the process of literacy in the early years of Elementary School. The results showed that the stages of the investigative work with Science teaching could provide significant spaces for the process of literacy.

Palavras-chave

Ensino de Ciências; Ensino por Investigação; Alfabetização; Letramento.

Keywords

Sciences teaching, investigative teaching, literacy.

Texto em PDF