ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E LINGUÍSTICA COM CLOZE E P.O.E.: TRATAMENTO DE ÁGUA EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS

Scientific and linguistic literacy with Cloze and P.O.E.: water treatment in riparian communities

Autores: Jesus Cardoso Brabo, Dayanne Dailla da Silva Cajueiro, Benedito do Nascimento Vieira

Resumo

Analisa-se o uso combinado das técnicas Cloze e P.O.E. (prediga, observe e explique) como estratégia didática de alfabetização científica e linguística de crianças em uma comunidade ribeirinha localizada na região insular da cidade de Belém, Pará. Tendo como mote o problema do tratamento de água. O trabalho foi desenvolvido como parte de uma atividade do estágio supervisionado de dois estudantes do curso de Licenciatura Integrada da Universidade Federal do Pará, bolsistas PIBID. Do ponto de vista didático, os resultados da análise qualitativa das respostas e comportamentos dos alunos durante a aula foram bastante promissores e corroboram o potencial de uso combinado dessas técnicas em aulas de ciências.

Abstract

It was analyzed the combined use of techniques Cloze and P.O.E. (predict, observe and explain) as a teaching strategy for scientific and linguistic literacy of children in a waterfront community located in the island region of Belém, Pará, Brazil. Focusing on the problem of water treatment. The study was conducted as part of a stage of activity supervised two undergraduate students, PIBID fellows. From the didactic point of view, the results of qualitative analysis of the responses and behaviors of students during class were very promising and confirm the potential of combined use of these techniques in science classes.

Palavras-chave

P.O.E.; Cloze; alfabetização científica.

Keywords

P.O.E.; Cloze; scientific literacy.

Texto em PDF