OFICINA DE PANIFICAÇÃO: CIDADANIA, ASCENSÃO SOCIOECONÔMICA, CONHECIMENTO CIENTÍFICO E DIÁLOGO ENTRE GERAÇÕES

Bakery Workshop: Citizenship, Socioeconomic Development, Scientific Knowledge and Dialogue Between Generations

Autores: Dulcinéa Lopes de Oliveira, Claudia de Vilhena Schayer Sabino, Claudete B. de Matos

Resumo

Este trabalho teve como objetivo verificar se a realização de prática pedagógica que busca o ensino/aprendizagem contextualizados de ciências numa abordagem CTSA, proporcionaria a inter-relação entre “saberes populares” e escolares, valorizando a sabedoria dos mais velhos e os sentimentos envolvidos nas relações interpessoais além de alfabetização científica. Para isto abordou a produção de pães caseiros, envolvendo os aspectos físicos, químicos, biológicos e ainda históricos, culturais e sociais. A proposta foi aplicada e avaliada a partir do referencial de Paulo Freire baseado nas relações de diálogo com valorização daqueles que detém o saber popular.

Abstract

This study aimed to verify that the realization of pedagogical practice that seeks teaching / contextualized learning of science would provide the interrelationship between "popular knowledge" and school, valuing the wisdom of the elders and the feelings involved in interpersonal relationships and scientific literacy.

Palavras-chave

Oficina de panificação. Diálogo entre gerações. Ciências. Contextualizadas.

Keywords

Baking workshop. Intergenerational dialogue. Contextualized Sciences.

Texto em PDF