Bakery Workshop: Citizenship, Socioeconomic Development, Scientific Knowledge and Dialogue Between Generations
Autores: Dulcinéa Lopes de Oliveira, Claudia de Vilhena Schayer Sabino, Claudete B. de Matos
Este trabalho teve como objetivo verificar se a realização de prática pedagógica que busca o ensino/aprendizagem contextualizados de ciências numa abordagem CTSA, proporcionaria a inter-relação entre “saberes populares” e escolares, valorizando a sabedoria dos mais velhos e os sentimentos envolvidos nas relações interpessoais além de alfabetização científica. Para isto abordou a produção de pães caseiros, envolvendo os aspectos físicos, químicos, biológicos e ainda históricos, culturais e sociais. A proposta foi aplicada e avaliada a partir do referencial de Paulo Freire baseado nas relações de diálogo com valorização daqueles que detém o saber popular.
This study aimed to verify that the realization of pedagogical practice that seeks teaching / contextualized learning of science would provide the interrelationship between "popular knowledge" and school, valuing the wisdom of the elders and the feelings involved in interpersonal relationships and scientific literacy.
Oficina de panificação. Diálogo entre gerações. Ciências. Contextualizadas.
Baking workshop. Intergenerational dialogue. Contextualized Sciences.