ENSINANDO QUÍMICA PARA SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O uso da experimentação e atividade lúdica como estratégias metodológicas

Teaching chemistry at the initial grades of elementary school: The use of experimental and playful activity as methodological strategies

Autores: Mônica Freire Belian, Analice Almeida Lima, João Rufino de Freitas Filho

A importância do ensino de química em séries iniciais já tem motivado debates em todo o mundo. No Brasil, a iniciação à ciência química acontece apenas no 9º ano do ensino fundamental. Neste trabalho foi realizado um curso para o 4º ano do ensino fundamental, consistindo de quatro módulos. Para a elaboração desses módulos foram utilizados instrumentos lúdicos e experimentação através de materiais alternativos. Os conteúdos utilizados foram matéria, transformações físicas e químicas, substância pura e mistura. Foi observada através das atividades propostas, uma forte motivação em aprender química de uma forma diferente, principalmente quando o instrumento utilizado foi experimentação. Os alunos mostraram-se curiosos e ansiosos com a proposta educacional. Também foi possível observar, que os alunos apresentam capacidade de resposta quando indagados sobre questões do cotidiano, pois os mesmos se mostraram seguros, precisos e espontâneos em demonstrarem seus conhecimentos prévios.

The importance of chemistry education in early grades already has prompted debates around the world. In Brazil, the introduction to chemical science happens only in the 9th grade of elementary school. In this work, was realized a course for the 4th year of elementary school, consist of four modules. For the development these modules were used playful instruments and experimentation; from alternative materials. The contents were matter; physical and chemical transformation, pure substance and mixture. Was observed by the proposed activities, a strong motivation to learn chemistry in a different way, especially when the instrument used was experimentation. The students were shown to be curious and excited about the educational proposal. It was also noted that students present ability to answer question quotidian, besides proven safe, precise and spontaneous to demonstrate their prior knowledge.

Ensino de Química, instrumentos lúdicos, ensino fundamental.

Chemistry education, playful instruments, elementary school.