Marine environment perception based on mental maps for students from Alagoas inland
Autores: Suzy Gracielly de Sousa Figueira, Monica Dorigo Correia, Hilda Helena Sovierzoski
O nome do estado de Alagoas originou-se a partir das inúmeras lagunas costeiras, entretanto as populações das cidades do interior conhecem muito pouco sobre a biodiversidade do litoral alagoano. Esse trabalho objetivou investigar os conhecimentos prévios dos alunos do Ensino Fundamental de uma escola no interior de Alagoas sobre ambiente marinho, mais precisamente sobre animais marinhos. Optou-se por trabalhar com alunos do 7 ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Santana do Ipanema, região do sertão de Alagoas. Esse trabalho teve como base a pesquisa de campo, na qual foram aplicados questionários contendo 10 perguntas objetivas e duas perguntas abertas. Posteriormente, foi utilizada a técnica da tempestade de ideias, onde optou-se pela forma de um mapa mental, utilizando como conceito central o ambiente marinho. Os resultados demonstraram que os alunos possuíam conhecimento prévio sobre o conteúdo de zoologia marinha e conseguiram caracterizar o ambiente marinho, com base em informações obtidas principalmente através dos meios de comunicação como a televisão e a internet.
The Alagoas state name originated from the many coastal lagoons, but the population of inner cities knows very little about the biodiversity of the state coast. This study aimed to investigate the previous knowledge of elementary school students of a school inside of Alagoas on the marine environment, specifically on marine animals. We chose to work with students from the 7th grade of elementary school of a public school in the city of Santana do Ipanema, Alagoas inland region. This work was based on field research in which questionnaires containing 10 objective questions and two open questions were applied. Later, we choose the technique of brainstorming, where it was decided to form a mental map, used as a central concept the marine environment. The results showed that the students had prior knowledge of the marine zoology content and managed to characterize the marine environment, based on information obtained mainly through the media such as television and the internet.
Ensino de ciências; Invertebrados marinhos; Conhecimento prévio; Educação ambiental.
Science education; Marine invertebrates; Prior knowledge; Environmental education.