EMISSÃO DE GÁS CARBÔNICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DA CALCULADORA AMBIENTAL DO SENAC

Carbon Dioxide Emission: Report of an Experience with the Use of the Senac Environmental Calculator

Autores: César Moreira Paes, Luciano Dias da Silva, Mauricio Capobianco Lopes

O presente artigo relata uma experiência sobre o uso do objeto digital de aprendizagem Calculadora Ambiental do Senac no ensino de ciências e matemática, com alunos do 7º ano do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Professora Maria Paula Feres no município de Mafra/SC. As atividades desenvolvidas seguiram um padrão de pesquisa-ação no período de setembro a outubro de 2015 e envolveu 50 estudantes. Foi feita a contabilização das emissões de gás carbônico (CO2) produzidas, no ano de 2014, pelas atividades domiciliares e escolares dos participantes, derivadas do consumo diário de energia, água, gás, papel, combustível e pela produção de resíduos sólidos, seguida da aplicação de um questionário para avaliação do objeto de aprendizagem. A Calculadora Ambiental do Senac indicou o total de 71,5 toneladas de CO2 emitidos na atmosfera. Para sua neutralização houve a recomendação do plantio de 532 árvores, das quais 150 (28%) foram plantadas no bosque da escola. Na avaliação do objeto digital de aprendizagem pelos alunos constatou-se que ele foi aprovado quanto à clareza das explicações sobre a importância do tema e sobre a forma de preenchimento, embora muitos tenham precisado de ajuda para utilizá-lo. A realização dessa atividade possibilitou o uso de um Objeto Digital de Aprendizagem que promoveu a discussão sobre os efeitos nocivos da emissão de CO2 ao meio ambiente e a busca de soluções concretas e acessíveis a todos os seres humanos.

This study aimed to report an experiment on the use of digital learning object Senac Environmental Calculator in the teaching of science and mathematics, with students from the 7th grade of elementary school at the School of Basic Education Professora Maria Paula Feres in Mafra/SC. The activities followed a pattern of action research in the period September-October 2015 and the sample consisted of 50 students. The study recorded the accounting of carbon dioxide emissions (CO2) produced, in 2014, at home and at school activities of the participants, derived from daily consumption of energy, water, gas, paper, fuel and the production of solid waste, followed by the application of a questionnaire to evaluate the learning object. Senac Environmental Calculator indicated a total of 71.5 tons of CO2 emitted into the atmosphere, and its neutralization was the recommendation of planting 532 trees, of which 150 (28%) have already been planted in the forest near the school. In the evaluation of digital learning object by the students it was found that it was approved as the clarity of explanations about the importance of the subject and on how to fill it, although many have needed help in order to fill it correctly. Performing this activity enabled the use of a Digital Learning Object which promoted discussion on the harmful effects of CO2 emissions on the environment and the search for concrete solutions and accessible to all human beings.

Objeto digital de aprendizagem, Calculadora ambiental, Neutralização de CO2.

Digital Learning Object, Environmental Calculator, CO2 Neutralization.