PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A TEMÁTICA BOTÂNICA POR MEIO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL

Perception of elementary school students about the botanical theme per an experimental activity

Autores: Maiara Ribeiro Cornacini, Renan Gonçalves da Silva, Carolina Buso Dornfeld, Liliane Santos de Camargos

Resumo

Neste artigo apresentamos um relato sobre uma atividade prática experimental, desenvolvida junto aos alunos do 6o ano de um escola da rede pública de ensino, com intuito de incentivar e despertar a curiosidade a respeito da fisiologia dos vegetais e introduzir o aluno de forma mais efetiva no universo da ciência. A atividade ocorreu em cinco encontros presenciais nos quais os alunos realizaram o plantio de sementes de berinjela e pimenta e acompanharam seu crescimento realizando registros e observações. A experiência foi motivadora para os alunos e contribuiu com o aprimoramento da capacidade de observação, registro de informações e trabalho em grupo, mostrando que este recurso didático pode ser enriquecedor para as aulas de botânica que ainda é visto por muitos alunos, do Ensino Fundamental, como abstrato.

Abstract

In this paper we present a report of practical experimental activity with the students of the sixth grade of a public school, in order to encourage and arouse curiosity about the physiology of plants and introduce the student more effectively in the Universe of science. The activity occurred in five presential meetings, the students planting eggplant and pepper seeds and followed their growth by making records and observations. The experience was a motivation for the students and contributed in many ways, as improvement of the ability to observe record information and work in groups. Showing that this didactic resource can be enriching for botany classes, for many Elementary School students the botany class are abstract.

Palavras-chave

Ensino de botânica; Aulas práticas; Experiência com plantas.

Keywords

Teaching of botany; Plant experiment; Practical classes.

Texto em PDF