O ENSINO DE E SOBRE CIÊNCIA POR MEIO DA SÉRIE DE FICÇÃO CIENTÍFICA JORNADA NAS ESTRELAS

The teaching and on science in fiction series media scientific Star Trek

Autores: Alessandra de Souza Teixeira, Kélen da Silva Xavier, Felipe Damasio

Resumo

O trabalho relata um estudo que ocorre por meio do projeto Frota Estelar de Araranguá, vinculado ao Clube de Astronomia de Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina. Neste projeto, é apresentada uma abordagem que utiliza ficção científica no ensino de ciências na Educação Básica, a qual é analisada a série televisiva Jornada nas Estrelas. A metodologia consiste em seis etapas: (i) planejamento e elaboração do material potencialmente significativo; (ii) apresentação e discussão de episódios de Jornada nas Estrelas; (iii) discussão de conceitos de ciência e sobre natureza da ciência por meio de aulas expositivas dialogadas; (iv) exploração de textos escritos especialmente para o projeto que abordam natureza da ciência e conceitos científicos; (v) construção e exploração de uma página educativa na rede mundial de computadores para reunir materiais potencialmente significativos para alunos e professores; e (vi) avaliação do projeto. O estudo é desenvolvido desde 2014 e os indicativos são de que a metodologia pode despertar a predisposição em aprender e que o material pode ser entendido como potencialmente significativo, as duas condições que Ausubel preconiza para que haja aprendizagem significativa.

Abstract

This paper reports a study that takes place through the project Frota Estelar de Araranguá, Araranguá linked to the Clube de Astronomia de Araranguá of the Federal Institute of Santa Catarina. This project presents an approach that uses science fiction in science teaching in basic education, which is considered the television series Star Trek. The methodology consists of six steps: (i) planning and development of potentially significant material; (ii) presentation and discussion of episodes of Star Trek; (iii) discussion of science concepts and about the nature of science through lectures dialogued; (iv) Operating texts written especially for the project addressing the nature of science and scientific concepts; (v) construction and operation of an educational page on the World Wide Web to gather potentially significant materials for students and teachers; and (vi) assessment of the project. The study is developed since 2014 and the indications are that the methodology can arouse willingness to learn and that the material can be understood as potentially significant, both conditions that Ausubel calls for there to be meaningful learning.

Palavras-chave

Natureza da Ciência; Jornada nas Estrelas; Ensino de Ciências; Aprendizagem Significativa; Ficção Científica.

Keywords

Nature of Science; Star Trek; Science Teaching; Meaningful Learning; Science fiction.

Texto em PDF