ROBÓTICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL E DE BAIXO CUSTO

Educational robotics classes in high school mathematics: one educational propose and low cost

Autores: Carlos Roberto da Silveira Júnior, Jeovane Dias Coelho, Lays Sthefanne Santos

Resumo

Várias ferramentas tecnológicas estăo disponíveis para as escolas adaptarem-se ao mundo moderno e incorporarem novos métodos de ensino que possam melhorar o processo de ensino aprendizagem e a prática da interdisciplinaridade. Uma das ferramentas que vem apresentando destaque é a robótica educacional que desperta o interesse dos alunos, uma vez que eles mesmos podem definir a estrutura física e o programa lógico do robô para competir com seus colegas em diferentes tipos de atividades. Este artigo tem como objetivo estudar, desenvolver e aplicar a robótica educacional nas aulas de matemática do ensino médio, para tanto utiliza um robô de baixo custo, baseado na arquitetura do Arduino, de hardware e software abertos, e um modelo de tutorial de robótica educacional baseado nos métodos de trabalho independente e ambiente de aprendizagem na matemática. Os resultados demonstram a relevância da robótica como ferramenta educacional.

Abstract

Different technological tools are available for schools to adapt to the modern world and incorporate new teaching methods that can improve the process of teaching and learning the practice of interdisciplinarity. One of the tools is showing highlight is the educational robotics, it awakens the interest of students, since it can even define the physical structure and the logical robot program to compete against their peers in different types of activities. This project aims to study, develop and implement educational robotics in high school math classes, for both uses a lower cost robot, based on the Arduino architecture, open hardware and software, and a tutorial model of educational robotics based on the methods of independent work and learning environment in mathematics. The results demonstrate the importance of robotics as an educational tool.

Palavras-chave

robótica educacional, matemática, interdisciplinaridade.

Keywords

educational robotics, mathematics, interdisciplinary.

Texto em PDF