OS MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA NA ANÁLISE DO DINAMISMO DAS CONCEPÇÕES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA

The Concept Map as a Tool in The Analysis Of Dynamism Of The Conceptions About The Nature Of Science

Autores: Vinícius Medeiros da Rosa, Isabel Krey Garcia

Resumo

Apresenta-se uma metodologia de análise de mapas conceituais elaborados por estudantes, em um processo de construção e reflexão a respeito de suas concepções sobre a natureza da ciência. Mapas conceituais, no ensino de ciências, têm sido largamente utilizados para a análise da compreensão de conceitos ligados diretamente às disciplinas da área das ciências naturais, mas, ao que tudo indica, não foram utilizados ainda em pesquisas que envolvem estudo das concepções sobre a natureza da ciência. Analisam-se alguns exemplos de mapas e, ao final, as possibilidades e limitações da utilização dessa ferramenta durante o processo dinâmico de transformação das visões sobre a natureza do conhecimento científico. Os resultados obtidos na análise das concepções apresentadas pelos estudantes, a partir dos mapas conceituais, foram que a ferramenta possibilita que as concepções sejam explicitadas, de acordo com as próprias potencialidades da construção dos mapas conceituais e pode ser de grande importância para as pesquisas em natureza da ciência e ensino de ciências.

Abstract

In this work, it is presented a methodology of analysis of concept maps elaborated by students in a construction and reflection process concerning to its conceptions about the nature of science. Concept maps, in science teaching, have been broadly used to the analysis of comprehension of concepts directly attached to the subjects of natural science area, but it seems that these concepts were not used in researches that involves the study of the conceptions about the nature of science. Some maps examples are analyzed and in the end, the possibilities and limitations of this tools utilization during the dynamic process of the transformation of the views about the nature of scientific knowledge. The gained results in the analysis of conceptions presented by the students, from the concept maps, concluded that the tool enables the conceptions to be explained, according to the own potentialities of the conceptual maps construction and they can be very important for the researches in nature of science and science teaching.

Palavras-chave

mapa conceitual; natureza da ciência; educação em ciências.

Keywords

concept maps; nature of Science; science education.

Texto em PDF