ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA (AEP) COMO UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: APORTES TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E EXEMPLIFICAÇÃO

Problematized Experimental Activity (AEP) as a pedagogical strategy for the Science Teaching: theoretical, methodological and exemplification contribution

Autores: André Luís Silva da Silva, Paulo Rogério Garcez de Moura, José Cláudio Del Pino

Resumo

A partir de uma discussão inicial sobre a experimentação no ensino sob uma perspectiva problematizada, trata-se nesse artigo de uma proposta de atividade experimental para o Ensino de Ciências denominada Atividade Experimental Problematizada (AEP), calcada na teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel. São apresentados aportes teóricos e metodológicos que sustentam essa proposta, a qual sugere uma articulação entre um objetivo experimental e diretrizes metodológicas, a partir da demarcação de um problema de natureza teórica, contextualizador. Ilustrando a proposta, apresenta-se e discute-se uma situação de estudo/investigação, pela inserção da AEP em uma sequência metodológica organizadora do trabalho experimental, compondo um plano de ensino, basicamente infundido em uma derivação dos três momentos pedagógicos de Delizoicov. Com isso, considera-se a AEP uma estratégia pedagógica para um ensino experimental em ciências capaz de gerar significados e desenvolver a autonomia do sujeito que aprende.

Abstract

From an initial discussion about teaching experimentation from a problematized perspective, this article deals with a proposal for an experimental activity for Science Teaching called Problem Experimental Activity (AEP), based on David Ausubels Theory of Significant Learning. We present theoretical and methodological contributions that support this proposal, which suggests a link between an experimental objective and methodological guidelines, based on the demarcation of a problem of a theoretical, contextual nature. Illustrating the proposal, one study/research situation is presented and discuss, by the insertion of the AEP in a methodological sequence organizing the experimental work, composing a teaching plan, basically infused in a derivation of the three Pedagogical Moments of Delizoicov. With this, the AEP is considered a pedagogical strategy for an experimental Science Teaching capable of generating meanings and developing the autonomy of the learner.

Palavras-chave

Atividade Experimental Problematizada, Ensino, Ciências.

Keywords

Problematized Experimental Activity, Education, Sciences.

Texto em PDF