O RECURSO DAS IMAGENS DE SATÉLITE PARA O ESTUDO DO LUGAR DO EDUCANDO: UMA EXPERIÊNCIA NA ÁREA DA MATEMÁTICA E DA GEOGRAFIA

The resource of satellite images for the study of the student?s place: an experience in Mathematics and Geography

Autores: Renata Urruth Rosa; Donarte Nunes dos Santos Júnior & Regis Alexandre Lahm

Resumo

O presente trabalho propõe uma reflexão acerca da relevância da introdução das novas tecnologias, especificamente, produtos advindos do sensoriamento remoto, como parte do processo educacional. Além disso, o texto apresenta uma experiência sobre o ato de educar, mediante a aplicação de uma oficina pedagógica com alunos da 6ª série do Ensino Fundamental de uma escola particular de Porto Alegre. Subjazem ao longo das explanações, questões relacionadas à transdisciplinaridade e a importância do estudo do lugar do educando, estando estas últimas, diretamente relacionadas às áreas da Matemática e da Geografia. Por fim, são abordados os resultados obtidos na experiência supramencionada, os quais, por sua vez, apontam para a confirmação das convicções dos autores quanto à validade da inserção dos mencionados recursos na escola, e, também, acerca da importância do estudo do lugar.

Abstract

In this paper, we proposes a reflection about the introduction of new technologies, specifically products that have come from remote sensing, as part of the educational process. Besides that, the work presents an experience in the act of educating, through the application of a pedagogical workshop with sixth-grade Fundamental Teaching students from a private school in Porto Alegre-RS (Brazil). Underneath the explanations there are issues related to transdisciplinarity and the importance of the student?s place study, being the latter directly related to Mathematics and Geography areas. At last, the results obtained in the above mentioned experience are approached, and point to the confirmation of the authors? convictions towards the validity of inserting those resources into school, and also, about the importance of the place study.

Palavras-chave

Novas tecnologias; Oficina pedagógica; Educação; Transdisciplinaridade; Lugar.

Keywords

New technologies; Pedagogical workshop; Education; Transdisciplinarity; Place.

Texto em PDF