Reading and Mediation in High School Physics Classes: A Study On the Experiment of Rutherford
Autores: Érica Talita Brugliato, Maria José P. M. de Almeida
Buscamos neste estudo, analisar o posicionamento de alunos do Ensino Médio após a leitura de um texto e da mediação da pesquisadora-professora sobre o tema bomba atômica. Nossa perspectiva de leitura visava oferece espaço para que os alunos pudessem dialogar entre si, permitindo que os discursos produzidos apresentassem elementos de sua história de vida, indo além da simulação da leitura, em que os estudantes leem buscando pontos que lhes permitam responder um questionário que, geralmente, é aplicado concomitantemente. Nossa questão de estudo foi elaborada da seguinte forma: Como a leitura de um texto de Divulgação Científica sobre o modelo atômico de Rutherford, por estudantes do Ensino Médio, pode contribuir para que eles produzam sentidos sobre elementos relacionados com a bomba atômica? Na atividade analisada, os alunos leram um texto de divulgação científica. Acreditamos que o uso desse texto sobre o modelo atômico de Rutherford possibilitou que os alunos se envolvessem com o tema da bomba atômica e produzissem sentidos que lhes possibilitaram realizar uma ligação entre esses dois temas.
In this study, we analyzed the positioning of high school students after the reading of a text and the mediation of the researcher-teacher on the topic atomic bomb. Our perspective of reading aimed at providing space for students to talk to each other, allowing the discourses produced to present elements of their life history, going beyond the reading simulation, in which students read searching for points that allow them to answer a questionnaire that is usually applied concomitantly. Our study question was elaborated as follows: How can the reading of a popular scientific text disclosure about Rutherfords atomic model by high school students contribute to their making sense of elements related to the atomic bomb? In the analyzed activity, the students read a popular scientific text divulgation. We believe that the use of this text on Rutherfords atomic model enabled students to engage with the atomic bomb theme and produce meanings that enabled them to make a connection between these two themes.
Ensino de Física, Análise do discurso, Bomba atômica.
Physical education, Discourse analysis, Atomic bomb.