DIÁLOGOS ENTRE EVOLUÇÃO HUMANA E TEMPO GEOLÓGICO NA PERSPECTIVA CTSA: APLICAÇÃO DE UMA SEQUENCIA DIDÁTICA A PARTIR DO CONTEXTO DA CIDADE DE AIMORÉS

Dialogues between human evolution and geological time in a CTSA perspective: A Didactic Sequence applied from the Aymorés City (Brazil) context

Autores: Ágda da Silva Géra, Celcino Neves Moura, Vasty Veruska Rodrigues Ferraz, Manuella Villar Amado, Carlos Roberto Pires Campos

Resumo

O tema Evolução Humana, como parte integrante do currículo de Ciências, pode adquirir um enfoque mais abrangente quando correlacionado ao estudo do tempo geológico. Esse binômio pode auferir uma nova roupagem se analisado da perspectiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), agregando valor a este saber tão necessário ao desenvolvimento de uma cidadania verdadeiramente emancipadora para os educandos de um mundo globalizado. Temos alterado de forma rápida a configuração do planeta, fato que precisa ser discutido. Em face do aumento das predatórias ações antrópicas, este é o momento propício para se abordarem os conteúdos relacionados à evolução humana, articulados a temas de Geologia, em especial, o tempo geológico, de forma dialógica com princípios da sustentabilidade conforme os preceitos CTSA. Este trabalho discute a aplicação de uma Sequência Didática (SD) para alunos do ensino médio de escola pública da cidade de Aimorés, Minas Gerais, que objetivou dialogar aspectos pedagógicos da evolução humana no desenrolar do tempo geológico e as ameaças de ações antrópicas a um futuro sustentável no desenvolvimento humano da perspectiva do movimento CTSA. Ao final conseguimos construir um sentido crítico e propiciar atitudes de questionamento sistemático, de modo a compreender os fundamentos da ação humana na terra.

Abstract

Human Evolution as part of the science curriculum can get a more comprehensive approach when correlated to other issues such as Geological Time. The approach from the CTSA perspective adds value to the mediation of knowledge so necessary to the development of a truly emancipatory citizenship for students of a globalized world. Man has changed quickly the course of the Earth history, and this needs to be discussed. Focusing human actions, this is the right time for an approach of issues like Human Evolution linked to Geology contents, in particular geological time, in a dialogic way based upon the sustainability principles defended by the CTSA movement. This article discusses the application of a Didactic Sequence (DS) for high school students from public schools in a city in Minas Gerais aimed to dialogue pedagogical aspects of human evolution in the course of geological time and the threat of human activities to a sustainable future in human development. At the end we managed to build a critical sense and provide a systematic questioning about men attitudes in order to understand the fundamentals of human action in Earth.

Palavras-chave

Tempo Geológico, Ações antrópicas, Evolução Humana; Sequência Didática.

Keywords

Geological time, Anthropic Actions, Human Evolution, Didactic Sequence.

Texto em PDF