AS FEIRAS DE CONHECIMENTOS NO MUNICÍPIO DE CANTAGALO, PR: UM RELATO DE CASO

The Knowledge Fairs in Cantagalo, PR municipality: relate of case

Autores: Glauber Luciano Kitor, Fábio Luiz Melquíades

Feiras de ciências são uma oportunidade de explorar uma diversidade de atividades práticas, individualmente ou em grupos, de determinados temas, que podem envolver a problematização, a investigação ou a construção de um aparato experimental. Tendo em vista que a disciplina de Física conta com apenas duas horas-aula semanais nas escolas públicas do Estado do Paraná, e o pouco tempo para se trabalhar a experimentação, foi lançada a proposta aos estudantes para trazerem experimentos de Física realizados com material alternativo e de baixo custo para serem apresentados na sala de aula, ao professor e aos colegas, em 2010. O mesmo ocorreu em 2011, suscitando a ideia de se criar espaço e tempo para que as atividades fossem socializadas às demais turmas e possivelmente à comunidade escolar. Durante a reunião pedagógica, em 2012, a ideia foi lançada ao grupo de docentes das três escolas estaduais do município de Cantagalo, PR. O evento seria denominado Feira de Conhecimentos, tendo em vista a ideia de envolver todas as disciplinas curriculares. Sendo assim, o objetivo deste artigo é relatar a origem das Feiras de Conhecimento no Município de Cantagalo e investigar sua contribuição na formação dos estudantes, bem como detalhar a pesquisa de campo realizada na III edição da feira. Durante a III Feira de Conhecimentos foram aplicados questionários, entrevistas, testes de conhecimento e atribuição de notas aos trabalhos apresentados. Os resultados foram analisados utilizando uma abordagem interpretativa. Houve ampla participação de estudantes e professores orientadores, totalizando 77 trabalhos apresentados. Concluiu-se que a realização de feiras de conhecimento são uma opção promissora para uma maior integração do aluno no processo de ensino aprendizagem. Além disso, ameniza significativamente a falta de experimentação na disciplina de Física.

Science Fairs are an opportunity to explore a diversity of practical activities, individually or in groups, of specific topics, involving questioning, research or construction of an experimental apparatus. Considering that Physics discipline has just two classes per week on public high schools at Paraná State and the time for experimentation is short, it was proposed to the students to prepare physics experiments with low cost and recycled materials to be presented in the classroom to the teacher and to the colleagues in 2010. The same occurred in 2011, raising the idea to be created a space and a period to the socialization of these activities to other classes and to the school community. During the pedagogic meeting in 2012, the idea was proposed to the teachers group from the three state high schools from Cantagalo municipality and promptly accepted. The event will be denoted as Knowledge Fair, with the intention to involve all the disciplines. Therefore, the objective of this paper is to relate the beginning of the Knowledge Fairs in Cantagalo, PR municipality and to investigate its contribution in the students formation, as well as detailing the field research performed in the III fair edition. During the III Knowledge Fair were applied questionnaires, interviews, knowledge tests and marks attributes to the presented experiments. The results were evaluated considering an interpretative approach. There were a broad participation of students and teacher advisors, totalizing 77 experiments. However, we concluded that the Knowledge Fairs are a promising option to proportionate a higher integration of the student in the learn-teaching process. In addition, significantly contribute to the lack of experiments in the physics discipline.

Feiras de Ciências, Experimentação, Ensino de Ciências, Ensino de Física.

Science Fairs, Experimentation, Science, Physical.