Using the Activity System Diagram on Analysis of a Training Workshop for Science Teachers
Autores: Renato Pontone Junior, Rogério Helvídio Lopes Rosa
Neste trabalho relatamos a experiência de uma oficina de desenvolvimento profissional realizada com professores da área de Ciências da Rede Pública de Ensino durante a Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET-MG, ocorrida em outubro de 2014. O objetivo dessa oficina foi compartilhar com os participantes (i) os recursos mediacionais desenvolvidos no projeto de pesquisa “Diversificação de Ambientes de Aprendizagem de Ciências na Educação Básica e Profissional”, financiado pela FAPEMIG e pelo PROPESQ/CEFET-MG, e (ii) a experiência de sua utilização em salas de aula da Educação Básica e Profissional. Os participantes foram estimulados a criticar o material produzido, as possibilidades e limites da prática educativa por ele mediada, assim como as características do ambiente de aprendizagem que essa prática educativa pode constituir. A utilização de TIC no ensino de Astronomia foi o tema da oficina, que contou com a participação de três professores, além do professor apresentador e do professor observador, autores do presente trabalho. Para a análise da experiência, utilizamos o diagrama do sistema de atividade, inspirado nos trabalhos de Engeström sobre a Teoria da Atividade. Por meio do diagrama identificamos tensões que nos ajudaram a entender a dinâmica das interações que surgiram durante a oficina.
We report the experience of a training workshop for science teachers at the Public Education during the Week of Science and Technology of CEFET-MG, in October 2014. The purpose of this workshop was to share with participants (i) the mediational means developed in the research project "Diversification of Science Learning Environments in Basic and Professional Education ", funded by FAPEMIG and the PROPESQ/CEFET-MG, and (ii) the experience of their use in Basic and Professional Education classrooms. Participants were asked to critique the material produced, the possibilities and limits of educational practice for it mediated, as well as the learning environment characteristics that educational practice can be. The use of ICT in Astronomy Education was the theme of the workshop. For the analysis of the experience, we use the diagram of the activity system, inspired by Engeströms Theory of Activity. Through the diagram we identify tensions that helped us understand the dynamics of interactions that emerged during the workshop.
sistema de atividade; ensino de ciências; formação de professores.
activity system; science education; teacher training.