PLURALISMO DIDÁTICO: CONTRIBUIÇÕES NA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Teaching pluralism: contributions in learning of science and biology content

Autores: Ismael de Almeida, Carmen Regina Parisotto Guimarães

Resumo

As demandas do mundo moderno há algumas décadas, vêm indicando a necessidade de mudanças no Ensino de Ciências e Biologia. A utilização de recursos didáticos, apesar de não se constituir em uma novidade, ainda se configura como importante ferramenta, capaz de auxiliar na tentativa de superação de lacunas deixadas pelo atual processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho visa destacar as contribuições que os recursos e metodologias diferenciadas podem trazer para o ensino dessas disciplinas. As atividades apresentadas nesse trabalho foram desenvolvidas em uma turma do 2º ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública de Aracaju/SE, durante o ano de 2014, envolvendo a realização de aulas expositivas, complementadas com jogos didáticos, aulas práticas e recursos midiáticos, abrangendo os conteúdos de Zoologia. Foi ministrada também uma aula expositiva complementada apenas por recursos tradicionais, como o quadro e o giz, e o livro didático. Um mês após a realização destas atividades, foram aplicados questionários, para avaliar se houve aprendizagem diferenciada dos conteúdos, face aos diferentes recursos utilizados. A análise das respostas sobre os conteúdos específicos, relacionadas aos recursos didáticos utilizados na aula, permitiu perceber que as respostas relacionadas aos conteúdos apresentados nas aulas práticas revelou um maior percentual de acertos, seguidas em ordem, pelas questões referentes ao uso de jogos e vídeos e, por último, a aula com uso apenas de quadro, giz e livro didático. Esses dados indicam que por meio de atividades diferenciadas, os estudantes conseguem assimilar melhor os conteúdos. Por meio de aulas baseadas no pluralismo didático, é possível despertar maior interesse e motivação nos estudantes no ambiente escolar e promover uma melhor aprendizagem dos conteúdos.

Abstract

The demands of the modern world for some decades have indicated the need for changes in the teaching of science and biology. The use of didactic resources, although not a novelty, is still an important tool, capable of helping to overcome the gaps left by the current teaching and learning process. This paper aims to highlight the contributions that the resources and differentiated methodologies can bring to the teaching of these disciplines. The activities presented in this work were developed in a class of the 2nd year of High School, of a school in the public network of Aracaju / SE, during the year 2014, involving the accomplishment of lectures, complemented with didactic games, practical classes and resources Covering the contents of Zoology. It was also given an expositive class complemented only by traditional resources, such as chalkboard and chalk, and textbook. One month after the completion of these activities, questionnaires were applied to assess whether there was a differentiated learning of the contents, given the different resources used. The analysis of the answers about the specific contents, related to the didactic resources used in the class, allowed to realize that the answers related to the contents presented in the practical classes revealed a greater percentage of correct answers, followed in order, by the questions referring to the use of games and videos and, Lastly, the class with only use of chalkboard, chalk and didactic book. These data indicate that through differentiated activities, students are able to assimilate content better. Through classes based on didactic pluralism, it is possible to arouse greater interest and motivation in students in the school environment and promote a better learning of the contents.

Palavras-chave

Aulas práticas; Jogos didáticos; Mídia; Ensino.

Keywords

Practical lessons; Educational games; Media.

Texto em PDF