CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA PARA A COMPREENSÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO ACERCA DA MOLÉCULA DE DNA

SCIENCE HISTORY CONTRIBUTIONS TO THE UNDERSTANDING OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE ABOUT THE DNA MOLECULE

Autores: Úrsula Raniely Souto, Janaina Roberta dos Santos, Andreia Arantes Borges

Resumo

O conteúdo de genética no Ensino Médio é considerado como de difícil compreensão por parte dos alunos em virtude do seu caráter abstrato, o que pode ser entendido como resultado de uma abordagem simplificada. Assim, no sentido de desmistificar a visão estereotipada da ciência e dos cientistas, a presente pesquisa avaliou as contribuições da História da Ciência para a compreensão do processo de construção dos conhecimentos científicos relacionados a molécula de DNA. Para tanto, alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública, participaram de uma série de encontros no contra turno escolar em que diferentes recursos metodológicos foram empregados para demonstrar o avanço contínuo alcançado pelos pesquisadores culminando no modelo da dupla hélice atualmente aceito. Verificou-se que a valorização da dimensão histórica relacionada à molécula de DNA foi importante para a superação das concepções empiristas da ciência, além de se constatar que o uso da História da Ciência pode se tornar uma grande aliada no aprendizado dos alunos sobre o conteúdo de genética.

Abstract

The genetic content in high school is regarded as difficult to understand by the students because of their abstract character, which can be understood as a result of a simplified approach. Thus, in order to demystify stereotypical view of science and scientists, this study evaluated the contributions of the History of Science in understanding the construction process of scientific knowledge related to the DNA molecule. Therefore, students of the third year of high school in a public school, attended a series of meetings in against school day in which different methodological resources were used to demonstrate continuous progress achieved by researchers culminating in the model of the double helix currently accepted. It was found that the appreciation of the historical dimension related to the DNA molecule was important to overcome the empiricist conceptions of science, and it appears that the use of the history of science can become a great ally in student learning about the content gene.

Palavras-chave

História da Ciência; DNA; Ensino de Genética.

Keywords

History of Science; DNA; Genetics Teaching.

Texto em PDF