UMA EXPERIÊNCIA COM MAPAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL

An experience with conceptual maps in a public elementary school

Autores: Conceição Aparecida Soares Mendonça; Aleksandra Marcelino da Silva & Mª Luz Rodríguez Palmero

Resumo

Esse artigo está incluído em um projeto mais amplo de pesquisa que tem como um de seus objetivos levar uma escola pública municipal, no interior de Pernambuco, Brasil, a trabalhar novas estratégias de ensino-aprendizagem através da introdução de mapas conceituais na educação primária, com o intuito de conduzir os alunos a construírem seus próprios conhecimentos a partir de temas integradores em ciências, sem a preocupação de estarem aprendendo mecanicamente. Esse trabalho se fundamenta em uma investigação do tipo qualitativa interpretativa que iniciou em fevereiro e terminou em dezembro do ano letivo de 2006. Fizeram parte desse estudo: treze alunos do ensino fundamental I, seis crianças da terceira série e sete da quarta série primária, com uma faixa etária variando entre nove e dezessete anos de idade. Considerando que o uso dos mapas foi a forma utilizada para observar como é que os alunos estruturam seus conhecimentos, e que constatamos que tanto os alunos da quarta série quanto os da terceira, conhecem mais sobre o tema proposto, havendo um aumento significativo em suas aprendizagens, cremos que se trata de uma estratégia de ensino eficaz, de modo que sua introdução e permanência na Escola Municipal João Honório Apolônio, com as crianças do primário, nos leva a sugerir a continuidade de novas pesquisas.

Abstract

This paper is part of a larger research project that comprises among its objectives getting a municipal public school, in the countryside of Pernambuco, Brasil, to work on new teaching-learning strategies through the introduction of concept maps in the elementary education, in order to make students build their own knowledge from integrating science topics without worrying about learning them mechanically. This paper is based on a qualitative interpretative investigation that started in February and extended until December in the school year of 2006. Thirteen elementary school students participated on it, six children from the third grade and seven from the fourth grade; they were between nine and seventeen years old. Since concept mapping was the way chosen to observe how students structure their knowledge, that we observed that both the third and fourth grade students seemed know more about the topics related to this study, and that is there was a significant improvement in their learning, we believe that it is an effective strategy, so that its permanence in the Municipal School João Honório Apolônio with elementary school students is justified and make us to suggest the continuity of new studies.

Palavras-chave

Escola primária, Mapas conceituais, Ensino e aprendizagem.

Keywords

Primary education, Conceptual maps, Teaching and learning.

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