ARTICULAÇÕES DO EDUCAR PELA PESQUISA COM A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UMA PROPOSTA POSSÍVEL PARA O ESPAÇO DA AULA DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Articulating Educating through inquiry with the Theory of Social Representations: a possible proposal for the space of Chemistry class at integrated high school

Autores: Carlos Ventura Fonseca

Resumo

O presente artigo propõe a articulação entre dois referencias teóricos utilizados na área da Educação em Ciências: a Teoria das Representações Sociais e o Educar pela Pesquisa. Partindo de uma abordagem qualitativa, este trabalho caracteriza-se como um estudo de caso ambientado na sala de aula de uma turma do Ensino Médio integrado. Foram realizados dois movimentos de pesquisa complementares: o primeiro buscou identificar, através de um questionário, os sentidos e a estrutura das representações sociais dos estudantes sobre o tema de ensino/objeto de representação “água”, sendo utilizadas as técnicas da associação livre de palavras e a análise de conteúdo; o segundo descreveu e analisou o planejamento e a utilização, durante 11 aulas de Química, de uma unidade de aprendizagem sobre o tema referido, que foi baseada nos referenciais teóricos articulados e refletiu os dados oriundos do diário de campo docente e das produções discentes. Os resultados obtidos indicaram incrementos de qualidade formal e política na dinâmica de ensino-aprendizagem, evidenciando a possibilidade de problematizar adequadamente os conhecimentos de senso comum dos estudantes e a reconstrução dos conhecimentos científicos no ambiente pedagógico.

Abstract

This paper proposes a link between two theoretical references used in Science Education: Theory of Social Representations and Educating through inquiry. From a qualitative approach, this work is characterized as a case study in the classroom of a group of integrated high school. Two complementary research movements were performed: the first aimed to identify, through a questionnaire, the senses and the structure of social representations of students on teaching subject / object representation of "water", used the free association of words and content analysis; the second described and analyzed the planning and the use for 11 chemistry classes, a learning unit on the subject above, which was based on articulated theoretical references and reflected the data from the daily teaching field and students productions. The results showed increments of formal and political qualities in dynamics of teaching and learning, suggesting the possibility of adequately question the common sense knowledge of students and the reconstruction of scientific knowledge in the educational environment.

Palavras-chave

Educar pela Pesquisa, Teoria das Representações Sociais, Química, Água.

Keywords

Educating through inquiry, Theory of Social Representation, Chemistry, Water.

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