AS DIFICULDADES E OS DESAFIOS SOBRE A APRENDIZAGEM DAS LEIS DE MENDEL ENFRENTADOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Difficulties and challenges on learning Mendel laws for high school students

Autores: Carla Karoline Gomes Dutra Borges, Cirlande Cabral da Silva, Andreza Rayane Holanda Reis

Resumo

Através das Leis de Mendel vários mecanismos genéticos foram descobertos e várias doenças genéticas foram elucidadas. Para a realização dessa pesquisa, convidamos 6 (seis) alunos do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) para responderem sobre suas dificuldades na assimilação das Leis de Mendel. Para isso, utilizamos como instrumentos de coleta de dados observação, questionários e entrevistas. Os dados obtidos foram analisados à luz da Análise de Conteúdo que nos revelou três categorias de análise, que são: a dificuldade na assimilação dos conceitos relacionados às Leis de Mendel; ausência do desenvolvimento de aulas dinâmicas por meio de materiais didáticos e as dificuldades nos cálculos matemáticos expressivos sobre o quadro de Punnett. Percebemos que cada categoria encontrada nesse trabalho está ligada diretamente ao ensino de genética e às Leis de Mendel, revelando as maiores dificuldades encontradas por alunos do Ensino Médio no que diz respeito à aprendizagem dessas leis.

Abstract

Through Mendels Laws several genetic mechanisms have been discovered and several genetic diseases were elucidated. For this survey we invite 6 students of the Federal Institute of Amazonas (IFAM) to answer about their difficulties in the assimilation of Mendels Laws. For this, we use as tools for data collection observation, questionnaires and interviews. The data were analyzed in the light of the content analysis, which revealed the three categories of analysis, which are: The difficulty in the assimilation of concepts related to Mendels Laws; Lack of development of dynamic classes through educational materials; Difficulties in expressive mathematical calculations on the Punnett frame. We realize that each category found in this work is directly linked to the genetic education and Mendels laws, revealing the major difficulties encountered by high school students in regard to learning these laws.

Palavras-chave

Leis de Mendel; Análise de Conteúdo; Ensino de Genética.

Keywords

Mendels Laws; Content analysis; Genetics Education.

Texto em PDF