The Development of Materials for The Teaching of Atomic Models and Electronic Distribution for Blind Students: Products of a Probic-Jr Project
Autores: Jomara Mendes Fernandes, Sandra Franco-Patrocínio, Maria Helena Zambelli, Ivoni de Freitas-Reis
O presente artigo tem por objetivo mostrar e discutir materiais táteis para o ensino de modelos atômicos e de distribuição eletrônica para alunos cegos. Os materiais desenvolvidos podem ser utilizados na educação básica, num contexto inclusivo, no qual alunos cegos ou de baixa visão bem como alunos videntes, podem interagir com os materiais, estimulando a aprendizagem. A pesquisa realizada é de cunho qualitativo e utilizamos de gravações com posterior transcrição do áudio para análise dos resultados. Os resultados nos mostram que os materiais táteis criados foram úteis para a aprendizagem de conteúdos químicos pelo aprendiz cego, que se mostrou favorável à sua utilização por demais deficientes visuais. Acreditamos que esses materiais, por serem de baixo custo, podem ser reproduzidos e empregados por docentes de química da educação básica.
The present article aims to show and discuss tactile materials for the teaching of atomic models and electronic distribution for blind students. The developed materials can be used in basic education, in the inclusive context, where blind or low vision students and also sighted students can interact with materials, stimulating the learning. The research carried out has a qualitative character and we use tape recordings with later audio transcription to analyze the results. The results show that the tactile materials created were useful for the learning of chemical contents by the blind learner, which proved favorable to their use by the visually impaired. We believe that these materials, because they are inexpensive, can be reproduced and used by chemistry teachers of basic education.
Inclusão; Cegos; Ensino de Química.
Inclusion; Blind; Chemistry Teaching.