MÓBILES ATÔMICOS: UMA PERCEPÇÃO ATÔMICA ATRAVÉS DOS FILTROS DOS SONHOS

Atomic Mobiles: An Atomic Perception through Dream Catchers

Autores: Vandressa Alves, Edivando Alves

Resumo

Visando as dificuldades encontradas no processo de aprendizagem da temática modelos atômicos, no Ensino Médio, este trabalho objetivou auxiliar os alunos na construção, visualização e aplicação dos conhecimentos que envolvem a teoria atômica fazendo uso da confecção dos modelos atômicos de Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr, de forma lúdica, através dos filtros dos sonhos. Como método de avaliação, foram aplicados questionários com questões objetivas e discursivas, buscando avaliar as concepções prévias dos alunos e sua evolução após a aplicação do recurso didático. Este estudo se mostrou significativo, uma vez que, demonstra de forma prática quais as dificuldades e percepções que o aluno possui a respeito dos conceitos químicos envolvidos no entendimento da estrutura da matéria. Também ficou claro que quando o aluno desenvolve seu próprio modelo, embasado em suas percepções do que viria a ser o átomo, a aprendizagem dos conceitos químicos se torna mais eficaz.

Abstract

In view of the difficulties encountered in the process of theme atomic models learning in High School, this study aimed to assist students in construction, visualization and application of knowledge involving the atomic theory making use of the making of the atomic models of Dalton, Thomson, Rutherford and Bohr, so playful, through the dream catchers. As an evaluation method, questionnaires were applied with objective and discursive questions, seeking to evaluate the preconceptions of students and their evolution after the implementation of the teaching resource. This study was significant because it shows the practical difficulties and perceptions which the student has about the concepts involved in chemical understanding of the structure of matter. It also became clear that when the student develops its own model, based on their perceptions of what would be the atom, the learning of chemical concepts becomes more effective.

Palavras-chave

Ensino de química, experimentação, filtro dos sonhos, modelos atômicos.

Keywords

Atomic Models, chemistry teaching, dream catchers, experiment.

Texto em PDF